logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 20/08/2023 | 09:05

Rosiris Pavei: Cinco cidades para você iniciar a Rota Romântica

Ivoti, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café e Nova Petrópolis formam roteiro encantador

Rosiris Pavei

Compartilhar:

Você já ouviu falar da Rota Romântica no Rio Grande do Sul? Com certeza nas suas idas ao Rio Grande do Sul, você já deve ter visto ou passado pela imagem de uma folha de plátano. Ela indica quais municípios do Rio Grande do Sul fazem parte da Rota Romântica. Em nossa primeira ida, escolhemos alguns desses municípios, pois todos em uma única viagem não daria tempo. Então fomos conhecer: Ivoti, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café e Nova Petrópolis. O caminho da rota inicia em São Leopoldo, mas como o tempo era curto iniciamos pelo município de Ivoti.

Chegamos cedo em Ivoti, mais precisamente a Rua da Cascata. Lá você encontra a Casa Amarela em estilo eclético de 1907 e transformada num espaço cultural que funciona nos finais de semana e feriado. Nesta rua também tem a arquitetura histórica com casas em construções enxaimel e o Museu Claúdio Oscar Becker, que retrata como era organizada a casa de uma família alemã e conta também a história dos primeiros habitantes da região. A entrada é gratuita.

Logo a frente tem uma placa grande com diversos caminhos autoguiados pela rota enxaimel. O percurso descrito na placa permite aos que forem fazer, caminharem por estradas no interior do município orientada por placas. Você tem a opção de ir caminhando, de bicicleta ou carro e ainda pode escolher qual roteiro seguir.

Um pouco mais a frente tem a Casa Adima, parece uma casa da velha bruxa, mas é um bar de cerveja com um espaço perfeito para aproveitar o dia. Mas como estávamos com o tempo contado passamos só para conhecer e comprar uma cerveja. Nesta rua também funciona a feirinha local.

Seguindo nosso caminho e ainda na cidade de Ivoti, fomos conhecer a Cachaçaria Weber. Na cachaçaria realizamos a visitação para conhecer todo o processo de fabricação e a história da Família Weber. No final da visitação contamos com um delicioso dos produtos produzidos por eles. Confesso que deu vontade de trazer tudo embora!! A visitação é cobrada e depois o valor é revertido em descontos nas suas compras e dificilmente você vai sair sem nada!

Hora de ir para o próximo município e chegamos em Presidente Lucena para um almoço tipicamente alemão no Restaurante Dheinhaus. Um lugar agradável e te remete a Alemanha por sua arquitetura e seus pratos típicos.

Como a intenção era dormir em Nova Petrópolis, precisamos seguir viagem. Na ida, ainda em Presidente Lucena passamos na Casa do Artesão, no município de Linha Nova paramos somente no trajeto para fotos em casas de estilo enxaimel e continuamos até Picada Café.

Em Picada Café, visitamos o principal atrativo do município que é o Parque Histórico Jorge Kuhm. O parque é muito acolhedor. Tem um moinho que é o cartão postal do parque, lojinha, mercearia com produtos coloniais, o Museu do Açougue e barzinho para tomar aquela cerveja gelada. Em alguns dias, o parque tem eventos.

E seguimos nosso destino até Nova Petrópolis, mas este roteiro já foi descrito por aqui... (Confira a postagem agora!)