logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 10/11/2012 | 15:01

Ruídos intensos causam perda de audição

Especial de Aline Leal, da Agência Brasil

Compartilhar:

No Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez (10 de novembro), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial alerta que até 35% das perdas de audição ocorrem por causa da exposição aos sons intensos, como fones de ouvido em aparelhos de MP3 e ruídos no ambiente de trabalho. De acordo com a associação, a surdez causada pela exposição aos sons intensos vai acumulando ao longo dos anos.

O uso de fones no canal auditivo levam o som diretamente à membrana timpânica, sem nenhuma barreira de proteção às delicadas estruturas que compõem a orelha interna. Os fones tipo concha são os mais indicados pelos médicos, desde que usados em uma intensidade sonora adequada, informa a associação. Com relação aos ruídos no trabalho, os trabalhadores da construção civil são os que correm maior risco de ter a audição comprometida.

Os profissionais que atuam em aeroportos e, em alguns casos, motoristas de ônibus também são afetados. A poluição sonora também pode afetar a audição. São prejudiciais ruídos a partir de 85 decibéis, intensidade registrada em uma avenida movimentada. A orientação é não permanecer por mais de oito horas em ambientes com sons neste nível. A partir de 95 decibéis, a permanência recomendada cai para duas horas, por exemplo, ambiente onde alguém está tocando piano bem alto.