Cotidiano | 19/09/2012 | 15:51
Árvores remanescentes estão protegidas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
São poucas as áreas de mata intactas em Içara. A maior delas é uma reserva legal localizada na comunidade de Espigão. O pedaço de terra faz parte da Fazenda Guglielmi. Há também redutos da vegetação atlântica nem Ponta do Mato e no limite de Içara. Todos protegidos. Conforme a Fundação SOS Mata Atlântica, são 250 hectares preservados.
Conteúdo relacionado:
Especiais » A história através das árvores
29/05/2009 » Içara perde 80km² de vegetação em três anos
De acordo com o biólogo e presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Ricardo Garcia, os fragmentos são observados com rigor. Isto por causa do estágio avançado da mata. A própria legislação protege estas áreas verdes. Nelas há também animais em seu habitat natural. É o caso dos macacos e das araras.
Pela diversidade ainda preservada nos poucos nichos, uma das ideias e criar um parque de visitação e estudos. A preferência é pela Fazenda Guglielmi. Além de ser a maior área, tem fácil acesso pela BR-101. A proposta, no entanto, esbarra na falta de recursos. Em época de eleição, fica a dúvida se os passeios pelo meio da mata poderão ser possíveis no futuro.