Cotidiano | 11/11/2008 | 01:00
Salete Scotti recebe caça-níqueis
Lucas Lemos
Compartilhar:
As máquinas que antes eram utilizadas em bingos, agora estão em escolas de todo o estado de Santa Catarina. A iniciativa de transformar os caça-níqueis em computadores iniciou em julho de 2007. Conforme informações do Projeto Pró Infância e Adolescência (Piá), mais de três mil máquinas já estão neste processo de transformação.
Acesse:
» Hotsite do Projeto Piá
Nas operações da Polícia Civil, os caça-níqueis apreendidos são identificados para que voltem para o município após a reconfiguração dos softwares. Foi dessa forma que a E.E.B. Professora Salete Scotti dos Santos recebeu do Governo do Estado seis mesas informatizadas. Cada uma delas possui duas máquinas com mouse e teclado acoplados ao móvel. A entrega foi realizada no último dia 3. Mas, os computadores ainda não foram instalados.
De acordo com a diretora Lílian Inácio da Silva, os novos computadores estarão em operação somente no próximo ano. Até lá, toda a sala de informática será adaptada para os equipamentos.
Além das mesas informatizadas, o Governo também mandou 14 cadeiras com estofamento e um servidor para a rede que vai ser implantada. Com essas aquisições, a maior escola de Içara terá também a maior sala informatizada do município. Ao todo, são 48 máquinas.
UNIVERSIDADES FAZEM A RECONFIGURAÇÃO
A transformação dos caça-níqueis em computadores educacionais fica por conta de três instituições catarinenses. No Sul, a reconfiguração é de responsabilidade da Unisul e da Satc. Esta última instituição foi a pioneira no projeto. Na Grande Florianópolis, a instalação dos softwares é realizada por alunos da UFSC. Juntas, essas universidades formam a Rede de Laboratórios de Experimentação Remota (RExNet).
As máquinas utilizadas são cedidas pelo Ministério Público, conforme acordo realizado com o Governo do Estado. Em vez do proprietário dos caça-níqueis ser preso, ele perde o direito sobre os computadores e ainda deve pagar uma multa. O dinheiro é revertido para o financiamento dos teclados e mouses. A compra desses dois acessórios soma um total de até R$ 24 por máquina. Se fossem comprados computadores novos, o custo seria de quase R$ 2 mil.
SISTEMA OPERACIONAL CRIADO SOB MEDIDA
Como os caça-níqueis já possuem processadores e memória, as máquinas precisam ter somente os softwares trocados. Em vez dos jogos de azar (ou de sorte), os universitários instalam um Sistema Operacional chamado de Slax. Após a realização deste procedimento, também é realizada a instalação de editores de textos, editores de planilha e navegadores para a Internet.