Cotidiano | 15/01/2013 | 12:35
Samae estuda atuação intermunicipal
Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
O Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Içara poderá dar lugar a uma autarquia intermunicipal. Isto devido principalmente a emancipação do Rincão. O primeiro Simae observado como modelo está Joaçaba. Por lá, atende também Herval D´Oeste e Luzerna. Um resumo sobre a visita de campo pautou uma reunião na manhã desta terça-feira, dia 15.
“Conhecemos as práticas positivas aplicadas pelo Simae. O sistema de gestão é todo informatizado e os veículos são monitorados por GPS. Os reservatórios de água são feitos de fibra de carbono vitrificado – além do custo baixo, existe a rapidez na sua construção. Conhecemos ainda o sistema de elevatórias de esgoto que funciona no centro da cidade e não gera odor”, conta o vice-prefeito Sandro Giassi Serafim.
“O faturamento, as ligações e o número populacional são idênticos ao nosso, porém eles estão mais desenvolvidos. Queremos trazer o melhor sistema que atenda a nossa população, tanto na parte administrativa quando na distribuição de água e saneamento básico. Vamos estudar a experiência deles e analisar como seria o Samae intermunicipal”, coloca o presidente do Samae de Içara, Santos Grassi Neto. Na viagem também participaram o diretor operacional Acirton Costa, além de Rodrigues Mendes.