Cotidiano | 16/03/2007 | 01:30
Samae: realidade e novos desafios do abastecimento de água
João Paulo De Luca Jr | jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Içara, César Luiz Dagostin, atendeu a solicitação do Jornal Agora para um balanço das atividades da empresa nestes quase 19 meses de trabalhos. “Nossa primeira e principal vitória foi a normalização do abastecimento na cidade. Concretizado esse objetivo, passamos a criar novas metas que estamos alcançando plenamente, como a construção do sistema de captação e tratamento de esgotos do loteamento Lima, o mais carente da cidade, e a ampliação da rede em mais de 20 quilômetros” destaca. Com a municipalização dos serviços, anteriormente comandados pela Casan, os recursos mantiveram-se no município. De acordo com o presidente, desde a sua criação, o Samae já investiu R$ 2,5 milhões no sistema de abastecimento da cidade. A autarquia conta hoje com 29 funcionários e um estagiário para atender a população. Com 100% da área urbana abastecida, a meta agora é a expansão para a área rural, onde a densidade populacional é menor. “Já concretizamos a implantação da rede entre a Boa Vista e Coqueiros e estamos concluindo a rede que liga Lombas Pedreiras à Vila Alvorada nas próximas semanas. Em seguida iniciaremos a rede da Terceira Linha”, explica.
Questionado quanto à possibilidade de Criciúma municipalizar os serviços, Dagostin deixa claro que é contrário à privatização do sistema: “se for para municipalizar com a intenção de privatizar os serviços, eu não apóio. Nessas condições é melhor deixa-los com a Casan”. Ele deixa claro que uma decisão dessa magnitude precisa de respaldo da população. “A Administração Municipal de Criciúma, na pessoa do advogado Fábio Geremias, esteve conversando comigo em várias situações para analisar as condições do abastecimento em Içara”, fala. Nos dias de hoje, o Samae adquire menos de 20% da água utilizada por Içara, da Casan, em Criciúma. Esse número chegava, inicialmente, em 60%. “Acredito que, até o final de 2008, Içara será auto-suficiente na questão do abastecimento de água para consumo humano”, finaliza.
Os clientes que desejarem obter detalhes sobre os investimentos ou buscar novas informações a respeito do abastecimento de água podem ligar para o telefone 3432-8727.