Cotidiano | 02/12/2013 | 22:10
Samu deverá operar ainda em dezembro
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve entrar em funcionamento ainda neste mês em Içara. A pressa é pela indisponibilidade de uma ambulância na cidade. O veículo da Secretaria Municipal de Saúde pegou fogo na última semana e desde então está inoperante. Para que o Samu possa entrar em funcionamento resta agora a instalação do rádio no veículo. “Devemos fazer as admissões ainda nesta semana e instalar o totem em seguida”, relata o secretário Lauro Nogueira.
A base no município funcionará junto com o Corpo de Bombeiros. Terá um técnico de enfermagem e um motorista 24h por dia. Para garantir o serviço serão necessários oito profissionais. A seleção dos profissionais foi realizada através de edital. A divulgação do processo seletivo ocorreu em junho e o resultado foi publicado no mês seguinte. Mas o funcionamento enfrentou obstáculos como a entrega do veículo.
Além do rádio e da estruturação do Samu, há pela frente também a celebração de um convênio intermunicipal. O projeto de lei entrou em votação sob regime de urgência nesta segunda-feira, dia 2. Para que possa ser sancionado precisará então de um segundo turno. “A ambulância atenderá toda a região. Apenas a base ficará em Içara”, enaltece Lauro.