logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 12/02/2014 | 15:26

Samu recebe 50 chamados em nove dias

com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Içara já prestou mais de 50 atendimentos desde a inauguração no final de janeiro. Conforme o levantamento na mesorregião, o número chega próximo ao total de solicitações recebidas pela equipe de Criciúma neste mesmo período. Foram 26 ocorrências no Balneário Rincão, 24 em Içara, uma em Criciúma e duas transferências de pacientes do hospital São Donato para o São José. Mais de 20 casos ocorreram em decorrência da queda de moto e acidente de carro.

“Com a unidade em Içara, o Samu consegue prestar um atendimento mais ágil e, consequentemente, promover ao paciente um resultado mais rápido”, sublinha o secretário municipal de Saúde, Lauro Nogueira. “Quando a situação é definida como emergência e há risco de morte, o atendimento é feito pela Unidade de Suporte Avançado, na qual um médico integra a equipe. Já em situações de urgência, onde não há risco de morte, o atendimento é feito por meio das Unidades de Suporte Básico, que é o caso da unidade de Içara”, explica o coordenador médico da mesorregião Sul, Vanderlei Damin.

A equipe da unidade básica do Samu instalada na cidade é composta por dez profissionais. São cinco condutores e socorristas, além de cinco técnicos em enfermagem. As ligações feitas pelo número 192 chegam até a central em Criciúma e são direcionadas então à equipe da cidade. A base fica situada no posto da Polícia Militar às margens da Rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445) em Vila Nova.