Cotidiano | 25/02/2023 | 10:54
Sandra Regina Da Silva Minotto: professora por vocação
Após 32 anos de profissão, Sandra cumpriu sua missão profissional com maestria
Simone Cândido
Compartilhar:
Desde pequena já brincava de escolinha com os colegas de Bairro e queria ser sempre a professora. Sua mãe era professora, a dona Ivanir do Colegião, famoso Sebastião Toledo dos Santos, sua maior inspiração, pois via nela a realização em ser professora, o carinho de sua mãe com os alunos e eles com ela, o carinho dos pais de alunos, as amizades em que fazia no decorrer da sua trajetória.
Iniciou o magistério no Colegião, então fazia serviço voluntário em escolinhas particulares, onde foi amando ainda mais essa profissão. Em 1991, quando ainda fazia os Estudos Adicionais teve sua primeira turma. Fez pedagogia e pós graduação em prática interdisciplinar: educação infantil e séries iniciais, sempre se aperfeiçoando para levar o melhor a seus alunos.
Lecionou em escolas do município de Criciúma, escolas estaduais (na educação infantil e séries inicias). Se efetivou em 2004 na rede municipal de Içara, na educação infantil. Em 2005 foi convidada para ser Gestora. Foi diretora de alguns Centros de Educação Infantil em Içara e Balneário Rincão e de escola municipal de Içara.
Trabalhou também como professora de apoio do C.E.I. Silvia Vieira Teixeira (onde era efetiva) e do C.E.I Pequeno Polegar, juntamente com os gestores Darcioni Soratto e Dulcilene Raicik Mayer Martins, Amigos que a vida lhe deu.
Foi uma experiência incrível, mas era na sala de aula que se sentia realizada. Na educação infantil, em meio aos brinquedos, livros, massinha de modelar, giz de cera, quebra cabeça, papel pardo, folhas de diversas cores, músicas. Seus personagens de Fada madrinha, Princesa, Chapeuzinho Vermelho, Pirata, Mágica, Emília (do Sítio do Picapau amarelo) ganharam vida e levavam o encantamento às crianças no dia a dia. Entre caixas e sucatas, no mundo da imaginação dos pequenos se realizava, aprendia e crescia profissionalmente.
Após 32 anos de profissão, Sandra encerrou sua carreira profissional com maestria. Fez muitos amigos, muitos de seus ex alunos já formados, adultos, alguns estudando pedagogia inspirados por ela. Nem tudo foi fácil nessa jornada, entre as dificuldades e cansaço encontrou apoio no seu esposo Fábio Luiz Minotto, seu maior incentivador, aconselhando, escutando, sempre ao seu lado.
“Passa um filme na minha memória, a emoção toma conta. Relembrar tantos momentos lindos da minha vida profissional. Toda história tem um fim, mas na vida, cada fim é um novo começo. Agradeço à Deus por iniciar um novo ciclo na minha vida, cuidarei agora daqueles que tanto amo: Meu filho Breno, meu esposo Fábio, da minha família e de mim também. Aquela menina que iniciou sua carreira aos 17 anos, que teve momentos de alegrias, euforias, tristezas, preocupações, angústias, medos... Que hoje está com 50 anos e 32 anos de profissão, tem também a sensação de dever cumprido.” Sandra Regina da Silva Minotto.
Depoimentos
“A Sandra sempre foi uma menina incrível, era a professora nas brincadeiras, uma amiga, irmã maravilhosa. Sempre foi muito desinibida, gostava de fazer apresentações na escola. Assim surgiu a vocação de professora. Ela acompanhou minha trajetória como professora. Sempre muito dedicada.”
- Ivanir da Silva
"Sandra, profissional exemplar que dedicou a carreira por amor; e ao ser humano incrível que a todos cativa em alegria, dona de um coração com nobreza de sentimentos. Do CEI para a vida. Eu e minha família te amamos muito! Felicidade sempre, és merecedora! Gratidão por sua amizade."
- Silvia Mendonça.
“Em 2022 ela foi um anjo na minha vida. Ajudou a superar dificuldades, fiquei dois anos sem frequentar o CEI, devido a pandemia. Foi difícil, não comia e só queria a minha mãe. A professora me ajudou, eu tinha nela a segurança que sentia quando estava com minha mãe. Lembro dos momentos em que me abraçava e fazia cafuné. Na hora do soninho, era meu porto seguro. Terminei o pré sabendo a ler e escrever. Prô Sandra muito obrigado, te amo e te levarei sempre comigo em meu coração.”
- Gabriel Floriano (6 anos)
“Falar sobre a professora Sandra não é tão difícil, já que ela marcou minha história. Foi minha professora no CEI Carrossel, quando tinha 3 anos de idade. Hoje, tenho 18 anos e nosso contato sempre permaneceu. Garanto que grande parte da minha evolução foi consequência dos ensinamentos que tive com ela. A Sandra se destaca por todo seu comprometimento e inspira muitas pessoas ao seu redor. Gratidão a minha professora favorita.”
- Bianca Gomes Goulart
“A professora Sandra sempre foi muito carinhosa. Uma das coisas que eu lembro é que tenho intolerância à lactose, na época poucas pessoas sabiam o que era isso, então a professora decidiu dar uma aula explicando, com direito até a nutricionista. Essa e uma lembrança muito presente. Beijos Professora Sandra.”
- Stefany Gouveia Dos Santos (13 anos)
“Trabalhei com a Sandra no CEI Silvia vieira Teixeira, a Sandra merece muitas coisas boas, pois ela é um ser humano que tem um coração lindo. Não mede esforços pra ajudar as pessoas, a admiro muito. A tenho como referência, quando me formar quero ser uma professora como ela. Sempre muito amorosa com todos ao seu redor. Sandra nessa nova fase desejo a vocês muita paz, curtição, saúde, amor.”
- Suéli Mendes