Cotidiano | 12/10/2015 | 07:30
SC: Cura do câncer de mama chega a 86%
com informações do Governo de SC
Compartilhar:
Santa Catarina possui índice de 86% de cura entre pacientes com câncer de mama. O patamar se equipara ao de países como Inglaterra e Estados Unidos. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura. Por isso, no Outubro Rosa é trabalhada a importância das mulheres fazerem os exames de rotina. A incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Registros do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres. Somente em 2015 a perspectiva é que surjam 57.120 novos casos no país. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença como, entre eles, a idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, comportamentais/ambientais e genéticos/hereditários.
A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sinais e sintomas são pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas.