Cotidiano | 25/09/2018 | 18:08
Secretaria de Assistência Social busca novas famílias acolhedoras
Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
O projeto Família Acolhedora de Içara foi apresentado para enfermeiras, agentes comunitárias de saúde; diretoras e coordenadoras escolares; além de membros do Ministério Público e do Município de Balneário Rincão nesta terça-feira, dia 25. A capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda faz parte da sensibilização para habilitação de mais participantes no acolhimento de jovens.
“São cerca de 16 mil famílias em Içara, hoje temos dez cadastradas e três fazendo acolhimento. O desafio colocado aqui é para dobrar a meta. Tenho certeza que havendo comprometimento e reunindo todos esses esforços ampliaremos o número”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). Para se tornar uma família acolhedora é preciso residir em Içara, não ter quaisquer antecedentes criminais e não ser um familiar pretendente à adoção.
“Uma criança só é acolhida mediante o encaminhamento judicial. Assim que ela chega, é realizado acompanhamento médico, checamos suas vacinas, imediatamente ela é relocada em uma escola por isso a união entre os profissionais da secretaria é de extrema importância para o sucesso do Serviço”, pontua o psicólogo Luis Claiton Medeiros Ehlers. Segundo ele, entre os principais motivos de acolhimentos estão violência domestica/negligência, suspeita de abuso sexual, abandonos pelos pais/responsáveis e pais presidiários.
“Esse sistema é muito melhor que os acolhimentos institucionais. É um serviço que é referência no estado. Inclusive já recebi ligações de muitos conselheiros tutelares da região que gostariam de acolher aqui em Içara, tamanha qualidade do serviço”, destaca o promotor Marcus Vinicius de Faria Ribeiro. “É fundamental que a criança tenha convívio familiar comunitário e, para que isso ocorra, precisamos de mais famílias estejam acolhendo”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Fabiana do Amaral.