logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 13/05/2013 | 17:42

Semana do Museu começa com bate-papo

Lucas Lemos com informações de Diego dos Santos, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

O Museu do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin encheu nesta segunda-feira, dia 13. Uma parte dos ambientes foi ocupada pelo acervo próprio. Outra fração tem a exposição itinerante Trem de Ferro. Já os corredores acabaram tomados por estudantes do quarto ano da Escola Quintino Rizzieri. Todo o movimento foi gerado também pelo bate-papo com o ferroviário Joaquim Trajano dos Anjos abertura da Semana Nacional dos Museus.

“Se na Europa os museus mostram imagem de guerra e ruínas, aqui em Içara apresentamos o desenvolvimento através dos trilhos. Se o centro da cidade é localizado aqui é por que foi neste pedaço de chão que a estrada de ferro foi construída”, ressalta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “No Brasil os museus contam a história positiva do nosso país e aqui em Içara não é diferente. O Museu do Ferroviário valoriza o importante trabalho de pessoas que escreveram linhas marcantes na história da cidade”, indica.

“Se há anos atrás a linha férrea contribuiu para o desenvolvimento, ainda hoje ela é fundamental para a continuação da escrita histórica da cidade. Hoje pela manhã recebi uma ligação de representantes de uma grande empresa que pretende se instalar na região com preferência nas proximidades da ferrovia, para a saída e entrada de produtos”, revela o vice-prefeito Sandro Giassi Serafim.

PROGRAMAÇÃO - Nos dias 14 e 15 de maio a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes receberá a palestra “Patrimônio e Educação” com a coordenadora de museus Sanete Dagostin às 8h30 e às 13h30. Já no dia 16 a comunidade de Linha Anta terá uma mesa redonda com o tema “Museus em diálogo: Possibilidades para o futuro do Museu sacro capela Santo Antonio” a partir das 19h. Segundo a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro, a intenção dos eventos é aproximar as pessoas e os ambientes históricos da cidade.