logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 22/08/2013 | 12:26

Semana pretende reduzir as diferenças

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla pretende desafiar limites e diminuir as diferenças. No caso da Apae de Içara, a busca por este objetivo ocorre principalmente pela arte. Conforme a diretora Clair Martinello, a expressão corporal serve para demonstrar o sentimento das pessoas e revelar que há muito mais semelhanças do que diferenças entre elas. A demonstração disso mobiliza atualmente toda a entidade com atividades que seguirão até a próxima semana.

A programação começou com a divulgação na imprensa. Na quarta-feira o trabalho ocorreu com a distribuição de panfletos na cidade. Nesta quinta, segue com a participação de 17 alunos em uma corrida rústica, além de palestras no Ensino Médio da Escola Professora Salete Scotti dos Santos. Já complemento será com a visita da Escola Dimer Pizzetti na sexta-feira e a Festa da Família no sábado. “Vamos ter jogos, brincadeiras e um café aos familiares”, completa.

A continuidade na segunda-feira será com o show de valores. Além da Apae, demonstração os talentos artísticos as escolas Maria da Glória Silva, Ângelo Zanelatto e o Colégio Pastor Pedro Valentim Monteiro. Na terça-feira será realizada a recepção de alunos da Escola Gervásio Teixeira e uma missa. Na quarta, acabará então com um lanche especial e a participação da Fundação Cultural de Içara. “A nossa ideia é que todas as atividades sirvam para mostrar o nosso trabalho e o potencial que possuem os nossos alunos”, pontua Clair.

ORIENTAÇÃO – Desenvolvido pelas Apaes da Região Carbonífera, cerca de 3 mil panfletos já foram distribuídos na campanha em Içara. O material orienta sobre a prevenção de deficiência antes da gravidez, durante a gestação, no momento do parto e também depois. Entre as dicas está a necessidade de acompanhamento médico, evitar a exposição ao Raio-X, não usar drogas (inclui-se fumo e álcool), além de prestar atenção a caderneta de vacinação.