Cotidiano | 13/04/2014 | 10:03
Semana Santa inicia com bênçãos dos ramos
com informações de Bibiana Pignatel, da Diocese de Criciúma
Compartilhar:
A celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa neste dia 13. As celebrações e procissões recordam a entrada solene de Jesus em Jerusalém montado sobre um jumento e aclamado como rei. As Igrejas também foram paramentas de vermelho devido ao martírio e no lugar de flores receberam ramos de oliveira. As cinzas da próxima Quaresma serão obtidas através da queima destes ramos, que também podem ser incinerados a fim de afastar tempestades e em momentos de insegurança.
“As pessoas queimam num sinal de que Deus está conosco e de que não precisamos ter medo. É uma tradição muito forte, porque cortaram ramos de oliveira e colocaram onde Jesus iria passar. E onde Jesus passa, deixa bênçãos. Assim, nossos ramos são abençoados e os levamos para nossas casas como sinal de que Jesus ali passou com sua benção. Podem ser deixados dentro de casa, ou mesmo no carro, como eu muitas vezes deixo um raminho. Eles lembram a vitória de Cristo sobre todos os males”, enfatiza o bispo Dom Jacinto Inácio Flach.
“A Ele é que devemos dar nossas honras e glórias, não às coisas do mundo. Jesus nos mostra que seu reino é um reino de humildade. Sempre ficou junto do povo, sendo que todas as pessoas, doentes e sofredoras, podiam se aproximar Dele. Ele nunca excluiu ninguém, todos encontravam nele acolhida, porque é o Rei de todos. Diferente dos reis do mundo, que muitas vezes andam de jatinho especial, Ele montava num animal mais simples para mostrar que esse é o verdadeiro serviço que devemos prestar”, ressalta.
A programação em Içara iniciou no sábado. A benção ocorreu nos bairros Cristo Rei, Nossa Senhora de Fátima e Aurora. Neste domingo, as celebrações pela manhã ocorreram no Raichaski, Demboski, Liri e Morro Bonito. Às 16h será em Novo Caravaggio e às 19h no Jardim Silvana, além da matriz da Paróquia São Donato. Na Paróquia São Miguel as missas com a benção de ramos também ocorreram nesta manhã em Vila Nova e Boa Vista. A tarde será em Poço Oito e a noite novamente na matriz em Vila Nova.
COLETA DA SOLIDARIEDADE - Neste fim de semana a Igreja Católica também promove a Coleta Nacional da Solidariedade. Do total arrecadado, 60% permanecerá na Diocese para compor o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% será enviado ao Fundo Nacional. A campanha já ajudou mais de 100 mil famílias no socorro imediato, beneficiou mais de 5 mil catadores e catadoras de materiais reciclados, favoreceu a convivência com o semiárido para mais de 100 mil famílias e integrou mais de 35 mil crianças e adolescentes em projetos de defesa de direitos.