Cotidiano | 14/06/2013 | 18:39
Serviços aos idosos são levados para rua
Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
No lugar dos veículos, uma parte da Rua João Lodetti foi ocupada por serviços aos idosos nesta sexta-eira, dia 14. Ana Rocha Costa Pedroso, por exemplo, aproveitou o evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho) para aferir a pressão, realizar testes de hepatite C e Sífilis. “Cuido sempre da minha saúde, pois já sofri infarto e minha pressão vive oscilando. Aproveitei hoje para realizar os exames”, elogia aos 76 anos.
As orientações foram realizadas com a união do Creas, Cras, Fai, Secretaria de Saúde, Secretaria Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, além do Conselho Municipal do Idoso e Efias. “Achei interessante que realizamos os exames e em um curto período já obtemos o resultado.”, exalta a moradora de Esplanada, Izolete Estevão da Silva, de 52 anos. O tempo médio para os resultados foi de 10min.
“Queremos demonstrar que os idosos são importantes para a sociedade e esclarecê-los sobre seus direitos, os caminhos que devem procurar na situação de terem seus direitos violados”, diz a secretária de Assistência Social, Juci Fernandes. No caso do enfrentamento e combate à violência contra a pessoa idosa, o Creas presta atendimento para garantir atenção diferenciada as vítimas de maus tratos, sejam financeiros, físicos ou psicológicos, sexual e de negligência.