logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Luiz Fernando Ribeiro [Fundação Grupo Boticário]

Cotidiano | 23/06/2015 | 06:30

Sete espécies de sapos são descobertas

Especial de Alana Gandra, da Agência Brasil

Compartilhar:

Sete novas espécies de minissapos habitam o Paraná e de Santa Catarina. Todas do gênero Brachycephalus, cujo tamanho varia de 6 milímetros a 1 centímetro. A descoberta nas montanhas da Serra do Mar foi publicada na revista científica PeerJ pelo ecologista Marcos Bornschein, da Universidade Federal de Minas Gerais. Assinam também os biólogos Márcio Pie, da Universidade Federal do Paraná, e Luiz Fernando Ribeiro, do Instituto Mater Natura.

O gênero Brachycephalus passa agora de 21 para 28 espécies. Mas os novos sapos não são vistos com facilidade porque vivem escondidos sob as folhas acumuladas no solo da floresta. Devido a sensibilidade às mudanças climáticas, os minissapos foram incluídos no Plano Nacional para a Conservação dos Anfíbios e Répteis Ameaçados da Região Sul do Brasil.

Após o catálogo das espécies Brachycephalus boticario, Brachycephalus mariaeterezae, Brachycephalus olivaceus, Brachycephalus auroguttatus, Brachycephalus verrucosus, Brachycephalus fuscolineatus e Brachycephalus leopardos, a próxima etapa será buscar outras espécies e amostras. O trabalho acontecerá a partir de setembro.