logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 13/08/2023 | 09:53

Simone Cândido: como nasce um pai?

Maior presente neste dia é o amor e o companheirismo

Simone Cândido

Compartilhar:

Estamos celebrando mais um Dia dos Pais. O maior presente neste dia é o amor e o companheirismo. Que cada pai se sinta amado por seus filhos. Dizemos que um pai é aquele que compartilha seu DNA ou simplesmente aquele que escolheu nos adotar como filhos. Não é necessário um vínculo genético para ser pai; ser pai é ter amor suficiente no coração para cuidar e amar um ou mais filhos.

Em nossa infância, recebemos o afeto de nossos pais, o cuidado, os passeios nos quais aprendemos a andar de bicicleta, os jogos de futebol no campinho perto de casa. Temos a imagem de nossos pais como aqueles que tinham o poder de curar nossas feridas com seu afeto e dedicação. Guardamos belas lembranças em nossas memórias das chegadas de nossos pais após um dia cansativo de trabalho, ainda encontrando energia para nos suprir com seu carinho.

À medida que crescemos, formamos famílias e também nos tornamos pais. Chegou a nossa vez de experimentar o carinho gratificante de nossos filhos. Dedicamos tempo para que nossos filhos também tenham lindas memórias afetivas. Passamos a entender o que realmente significa ser pai. Muitas vezes, nos sentimos impotentes quando um de nossos filhos adoece, e compreendemos um pouco do que nossos pais passaram conosco. E hoje temos muito mais recursos do que eles tiveram.

Antes de nos tornarmos pais, até julgávamos nossos pais, acreditando que nem sempre fizeram tudo o que podiam por nós. Hoje sabemos que nos ofereceram o melhor que tinham. Fizeram por nós o que estava ao seu alcance. Se não nos deram todo o afeto que achamos merecer, é porque também não receberam tudo no passado. Agora vemos isso de forma diferente; podemos moldar o futuro de nossos filhos sendo ainda melhores, respeitando a história de nossos pais, que nos deram o seu melhor.

Muitos de nós que também são pais agora têm nossos pais idosos. Precisamos valorizar tudo o que fizeram em cada momento por nós, acertaram e erraram, pois não existe uma receita infalível para a paternidade. Nós também erramos e acertamos, somos seres humanos tentando evoluir a cada dia.

Neste dia em que comemoramos mais um Dia dos Pais, mesmo à distância, podemos demonstrar o afeto que sentimos por nossos pais, agradecer por termos a oportunidade de ter um pai. Muitos não tiveram essa oportunidade. Sejamos gratos por toda a história vivida com eles, para que no futuro possamos dizer para nossos filhos: "Fiz tudo o que pude por meu pai, o fiz feliz sempre que pude". O maior presente neste dia é o amor e o companheirismo. Que cada pai se sinta amado por seus filhos."