Cotidiano | 04/02/2023 | 11:56
Simone Cândido: Como podemos definir uma família?
Ser família é celebrar o amor
Simone Cândido
Compartilhar:
Existem entre nós vários formatos de famílias. Uma mãe, um pai e filhos. Uma mãe e seu filho, um pai e seu filho. Avós que são pais de seus netos-filhos. Filhos que nasceram do coração de seus pais através da adoção. Todos formam famílias, pois família é onde existe amor.
Nos perguntamos: existem famílias perfeitas? Não existem, pois, somos todos humanos tentando o nosso melhor com os recursos que possuímos. Nossos pais tentaram fazer por nós o melhor que poderiam fazer. Aprenderam de nossos avós o bem mais precioso.
Amar e dar amor aos filhos, do seu jeito. Acertaram sempre? Nem tanto, mas a vida lhes ensinou aos poucos a lidarem com cada filho que chegava. Nenhum filho é igual ao outro. Alguns precisam de mais cuidados, enquanto que outros alçam seu voo de liberdade com muita facilidade.
Nos dias alegres é fácil ser família amar cada um de nossa casa. Já nos dias difíceis o peso aumenta. É nesses momentos precisamos compreender o que uma família significa. Lado a lado juntos, tentando dar suporte uns aos outros.
Na família surgem os primeiros sentimentos de amizade e confiança entre pais, filhos e irmãos. Em nossas casas podemos ser quem realmente somos sem sermos julgados. Temos a liberdade de nos expressarmos.
Aprendemos a respeitarmos uns aos outros tendo segurança em cada passo que nós damos. Se damos passos errados tentamos acertar novamente, ouvimos conselhos, nem sempre aceitamos a sabedoria e as vivências dos mais velhos. Mas lá na frente percebemos que apenas queriam nosso bem.
A compaixão faz com que na família haja perdão, desculpas e novas oportunidades para acertamos onde erramos. Ser família é celebrar o amor, e o melhor que possuímos não são coisas e sim pessoas. Aproveitemos cada instante juntos em família.