logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 09/10/2021 | 12:40

Simone Cândido: crônica e poesia infantil em homenagem ao dia das crianças

Em homenagem ao Dia das Crianças, apresentamos textos premiados feitos por jovens

Simone Luiz Cândido

Compartilhar:

Naiane Depiere Cândido atualmente com oito anos, e Naila Depiere Cândido, de 12 anos foram selecionadas no XX Concurso Literário da ACLe em 2020. Eu também fui premiada no Concurso da ACLe com um Conto com o título: O mistério do macaco da cara branca.

Naiane receberá uma menção honrosa na categoria Poesia Infantil com o título: “Pitaya.” Naila, por vez, foi premiada com três textos sendo eles o 2° Lugar na categoria Conto Infantil com “O enigma da pedra mística.” Conquistou na categoria Crônica Infantil o 3° lugar com o título “Chamada de vídeo” e também uma menção honrosa pela crônica “A adolescência e suas mudanças.”

Todos os textos selecionados irão participar da revista literária, os três primeiros colocados receberão medalhas, certificados e dois exemplares da revista literária. Já as menções honrosas receberão certificados e dois exemplares da revista literária. No concurso participam várias escolas municipais, estaduais e particulares.

Hoje em homenagem ao Dia das Crianças irei postar dois textos vencedores do Concurso Literário.

Poesia: Pitaya
Por Naiane Depiere Cândido

Branca ou rosinha ela é muito docinha.
Ela é cheia de sementinhas é a prima do Kiwi.
Ela é cheirosa e saborosa muita vitamina tem ali.
Sua casca é toda rosinha a mais linda que já vi.
Eu adoro comer pitaya essa fruta é boa pra mim.



Chamada de vídeo
Por Naila Depiere Cândido.

Em tempos de pandemia não podemos ter contato com outras pessoas devido ao distanciamento social, então estamos nos falando por telefone normalmente por chamada de vídeo todos temos saudades de nossos parentes, amigos e escola. Os aplicativos de chamadas estão começando a ter mais popularidade por que aumentaram muito o número de pessoas nas chamadas. Agora no Watssapp, podemos fazer chamadas de vídeo com oito pessoas. A saudade ainda permanece, mas é o único jeito de nos vermos.

É triste ter que cancelar o sábado na sorveteria com os amigos, o almoço de família nos domingos e as aulas, mas temos que ser fortes para combater esse vírus. Se conseguíssemos ficar em casa muitas pessoas que infelizmente não estão mais entre nós estariam salvas em seus lares com suas famílias. Mas algumas pessoas tiveram que sair não é mesmo? Pelo menos uma pessoa de nossas famílias teve que ir ao trabalho, mercado, farmácias, e outros lugares.

Porém têm vários aplicativos para nos ajudar nessa quarentena e tirar nosso tédio temos o Facebook, Whatsaap, Tik Tok, Instagram e vários outros. Com esses e vários outros aplicativos podemos falar com amigos gravar vídeos divertidos postar fotos de seu dia a dia entre outros. Dentro dessas chamadas de vídeo podemos jogar vários jogos com os amigos, essa semana mesmo, eu joguei por chamada de vídeo os jogos “stop e jogo da forca, foi muito divertido. Assim pude matar um pouco da saudade dos meus amigos da escola.

Eu também comecei a jogar vários joguinhos de celular com meu primo usamos a chamada de vídeo para conversarmos durante o jogo e é muito divertido, mas mesmo assim sinto falta dele.

Não podemos esquecer-nos de falar sobre as aulas on-line, para todos os professores e alunos estão sendo difíceis os professores estão tendo que aprender a postar as atividades nas plataformas on-line que parece fácil, mas não é. Para os alunos mais novos mais atualizados na tecnologia está sendo um pouco mais fácil, mas ainda não é super fácil, por que ainda não é como na escola. Na escola era muito mais fácil tínhamos os colegas e professores na mesma sala, era melhor por que podíamos nos ver “em carne e osso” o recreio era muito bom todos brincavam, corriam se abraçavam e riam juntos.

Este ano está tudo diferente um vírus se espalhou pelo mundo, algo desconhecido para todos nós. Tomara que logo descubram uma vacina e que até o fim desse ano possamos estar juntos na realidade e não por chamada de vídeo.