logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 15/08/2021 | 10:15

Simone Cândido: crônica pelo Dia da Gestante

Parabéns à todas que gestam em seus ventres ou em seus corações

Simone Luiz Cândido

Compartilhar:

Nesse dia 15 de agosto comemoramos o Dia da Gestante, aquela que carrega um ou mais embriões em gestação. Podemos assim dizer àquela mulher que molda em si a vida de um ou mais embriões que se tornarão seus filhos. Ser gestante é algo que mudará para sempre a vida de uma mulher. Dali para frente temos uma ou mais pessoas que estarão em nossas vidas, teremos que zelar e cuidar. Fazemos planos, sonhamos com um lindo futuro.

Esse mesmo processo passam as mulheres que aguardam pela adoção. Elas também gestam seus futuros filhos, algumas vezes, por meses ou até muitos anos. As gestantes do coração não sabem a idade em que seus filhos nascerão para elas. É um lindo processo, em alguns casos de cura das perdas gestacionais, até mesmo das gestações biológicas que nunca aconteceram.

Decidir por gestar filhos do coração é algo que se pensa bastante. Após a decisão passamos pelo processo da espera. Uma gestação invisível aos olhos, mas o coração e a alma se enchem de um amor infinito. Para o amor não há medidas cada gestante ama de sua forma e é simplesmente amor. O positivo para a gestante da adoção começa pela habilitação na comarca de origem.

Para as gestantes biológicas, o primeiro teste positivo costuma impactar suas vidas. É um misto de alegria e choro, esse choro é de alegria por um ser que tem milímetros, mas já se apresenta através de um exame positivo. A cada mês o corpo vai moldando o novo ser as mudanças no corpo da gestante, os hormônios dando estrutura ao bebê que vai crescendo. Ansiedade, sentimentos bons, outras vezes o choro acompanha uma gestação. Seguem-se os meses. Cada dia que passa surgem novos desafios ter um ou mais filhos para cuidar.

Nos tornamos ainda mais sensíveis. O que sentimos não é frescura e sim um turbilhão de novas emoções e mudanças hormonais. Durante esse tempo surgem várias preocupações, com o parto em si, os cuidados com o bebê e a amamentação. Passados os meses da gestação vem o nascimento, os cuidados e a alimentação do bebê. Para as gestantes que tiveram seus filhos através da adoção quando seus filhos chegam ainda bebês geralmente são amamentados com fórmula, essas gestantes geralmente tem seus filhos de surpresa. Algumas conseguem usar medicamentos e amamentar no seio.

Já as gestantes biológicas por sua vez nem sempre conseguem amamentar seus filhos com seu próprio leite por vários fatores, psicológicos ou hormonais. Mas nenhuma mãe é menos mãe pela forma que alimenta seus filhos. O mais importante á o amor que nutrimos por eles. Parabéns à todas nós que gestamos nossos filhos em nossos ventres ou em nossos corações