Cotidiano | 30/04/2022 | 09:21
Simone Cândido: De quem é a culpa?
Nem sempre é do outro, muitas vezes é nossa. A mudança precisa acontecer também em nós
Simone Luiz Cândido
Compartilhar:
Não acredite quando alguém lhe disse que a culpa é só sua. Não temos unicamente culpa dos acontecimentos. Cada um contribui para que muitas coisas aconteçam. Nós agimos de certas formas, mas o resultado final não depende somente de nós.
Muitos culpam outrem por suas atitudes contínuas, não mudam suas ações nem sua forma de pensar para esses a culpa sempre será do outro. O outro está errado, o outro não consegue ver a verdade.
Qual verdade se refere? Nunca muda de opinião nem aceita que outro lhe diga onde também tem erros? Errar é humano, achar que sempre está certo, e os erros são do outro eis outro grande erro.
Quando refletimos sobre nossas ações, podemos ver que erramos e muito e a culpa não é sempre do outro, muitas vezes é nossa, pois não aceitamos correções. Não aceitamos que nos digam onde podemos ser melhores.
Quando temos a humildade de ouvir a opinião do outro, tentamos melhorar nosso modo de ver as coisas. Aceitamos correções, somos seres imperfeitos, viemos para esse universo para aprendermos e sermos a cada dia melhor, se acharmos que o erro sempre é do outro está na hora de nos colocarmos no lugar do outro.
O que estamos fazendo, estamos ouvindo, aceitando a opinião do outro? Cabe a cada um de nós avaliarmos nossas atitudes, nos revestirmos de humildade aceitando e corrigindo nossos próprios erros. Precisamos abrir nossa mente e o coração para mudança tão necessário em cada um de nós.
Não a culpa não é sempre do outro, ela muitas vezes é nossa, a mudança precisa acontecer também em nós.