logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 09/07/2023 | 07:54

Simone Cândido: Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você

Você tem avaliado as suas atitudes?

Simone Cândido

Compartilhar:

Às vezes, paramos para refletir sobre nossas atitudes e percebemos que a vaidade e o ego podem nos levar a fazer coisas que ferem profundamente outras pessoas.

Por um pequeno deslize, deixamo-nos levar pelo ego. Quando alguém nos faz algo que consideramos errado, nos sentimos ofendidos e, por causa dessa pequena ofensa, muitas vezes buscamos vingança.

Passamos a planejar como iremos nos vingar, mesmo que isso possa nos atingir em um futuro próximo. Apesar de termos afeto por essa pessoa, o desejo de satisfazer nosso ego é maior.

Em muitos casos, não importa quem será usado para essa vingança egoísta. A primeira pessoa que aparece também se torna vítima de nossas ações.

Nossa ânsia de estar acima dos outros, apenas para nos sentirmos melhores, inclui pessoas cujos sentimentos muitas vezes não nos importamos. Não nos preocupamos se iremos machucá-las ou não.

Aproximamo-nos delas, fingindo ter afeto, apenas para que a vingança seja possível. Vamos nos fechando e envolvendo outras pessoas nesse enredo do ego. Essas pessoas acreditam que temos um afeto verdadeiro, mas as enganamos e nos enganamos também.

É triste ver como a vaidade e o ego podem nos tornar pessoas que não se importam com quem machucamos, nem com o que realmente sentimos.

A primeira pessoa que nos feriu poderia estar ao nosso lado, compartilhando a felicidade conosco, mas preferimos feri-la ainda mais do que permitir que o afeto verdadeiro prevaleça.

É preciso parar e analisar nossas atitudes. Ferimos outros ao longo do caminho e deixamos nossa própria felicidade escapar como num passe de mágica. Nosso futuro depende das escolhas que fazemos com nosso livre arbítrio. Vamos repensar nossas vidas para que ninguém parta sem que sejamos verdadeiramente felizes com aqueles que amamos de verdade.