logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 28/01/2023 | 14:31

Simone Cândido: reflexões sobre um ditado bem popular

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando?

Simone Cândido

Compartilhar:

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando?

Às vezes ter dois pássaros voando é muito cômodo. Os dois voam até você, cantam, encantam seus olhos e seu ego. Ter um pássaro em suas mãos já requer compromisso, cuidado e atenção. Também significa perder a liberdade do seu próprio voo. Mas de que adianta ter o ego inflamado por dois ou mais pássaros? Se podemos perder todos, pois podem voar para bem longe e nunca mais os ver.

Inflamar o ego por saber que mais de uma pessoa tem afeto por você pode ser perigoso. Corre-se o risco de demonstrar afeto para uma dessas pessoas só para ferir quem se ama. Usa-se o afeto de uma para causar ciúmes na outra. Mas se esquece de que o afeto que a pessoa usada sente também é verdadeiro.

Iludir, fingir demonstrar afeto para atingir outra pessoa pode causar dores irreparáveis. Querer sentir-se dono de todos os afetos pode trazer sérias consequências num futuro bem próximo.

Há mágoas que jamais serão esquecidas, por isso precisamos cuidar do que fazemos machucar pessoas fingindo não gostar pode trazer dores profundas. Temos nosso livre arbítrio para agir, mas teremos consequências de nossas atitudes. O outro também é humano e sente afeto assim como nós.

É preciso pensar no outro além de nosso próprio ego, que pode ser egoísta ao ponto de sentir-se amado e desejado por várias pessoas. No entanto estamos fazendo ações que serão nossas próprias acusadoras no futuro. Podemos ter amargas experiências se tratarmos o outro com desprezo e só pensarmos em nós.

Cuidemos dos afetos que os outros sentem pensemos no que gostaríamos que fizessem a nós. De nada adianta tudo querer e no fim nada ter.