Cotidiano | 30/04/2023 | 09:29
Simone Cândido: somos livres para nossas escolhas
Podemos ser iguais aos outros ou escolher fazer a diferença
Simone Cândido
Compartilhar:
Em nosso cotidiano, encontramos muitas pessoas. Algumas delas nem sempre irão nos tratar bem e nem sempre ouviremos palavras gentis direcionadas a nós. Podemos escolher agir da mesma forma como fomos tratados e deixar nosso lado humano querer a vingança imediata. No entanto, se não estamos nos sentindo bem, é melhor nos afastarmos até que a poeira baixe e possamos pensar melhor em nossas atitudes.
De que adianta agirmos da mesma forma que quem nos feriu? Sentiremos uma sensação de vitória? Infelizmente, não é esse o sentimento que teremos, e sim o sentimento de que nos tornamos iguais na atitude em que o outro nos feriu.
Então, o que podemos fazer? Ser iguais a eles? Claro que não. Podemos pensar um pouco melhor e perceber que nem sempre a ação do outro foi intencional, mas sim um ato impulsivo de um momento difícil, pois a pessoa não estava bem.
Podemos parar, respirar profundamente e perceber que, apesar de ter tido um momento ruim, tivemos muitos outros momentos felizes na vida. Pesando na balança, os momentos bons são muito maiores que os ruins.
O que aconteceu de bom é muito mais leve e nos deixa mais felizes. Não podemos julgar as pessoas por atitudes impensadas, mas, ao mesmo tempo, devemos perceber a forma como não queremos ser tratados. Se fomos feridos, procuremos não ferir os outros.
No dia de hoje, escolhamos fazer a diferença onde estivermos, pois todas as boas ou más atitudes irão refletir em nós mesmos.