Cotidiano | 08/03/2023 | 07:33
Simone Cândido: Sou mulher e mereço ser respeitada
Homenagem em forma de crônica enaltece o Dia Internacional da Mulher
Simone Cândido
Compartilhar:
Fui gestada, fui amada, nasci, cresci e uma menina me tornei. Aprendi ao longo da estrada que uma grande mulher eu poderia ser. Não importa quais os caminhos que trilhei ou as dores que já passei.
Desejei ser amada, atravessei os tormentos da estrada, pedi licença para poder passar, por muitas vezes espinhos encontrei.
Fui magoada, senti na pele as dores da ausência, mas lá em frente forte me tornei. Curei as feridas e essas já cicatrizadas me lembram por onde nunca mais passarei.
Na infância fui bailarina, atriz, sonhadora, a cozinheira, dona de casa ou a cantora, essas lembranças guardo na mala do conhecimento que trouxe de lá.
Com as minhas ancestrais aprendi que, podemos lutar todos os dias, para que nós mulheres sejamos unidas e tenhamos direitos que no passado muitas não tinham.
Se hoje votamos, trabalhamos, usamos calças jeans, entre tantos outros direitos, são frutos de lutas de mulheres que nem sequer conhecemos.
Luto diariamente para que as mulheres que vierem depois de mim possam usufruir de muitas conquistas.
Toda mulher merece ser amada e acariciada, o amor é gratuito, elogiar não custa nada e faz nos sentirmos bem.
Muito mais doce que um chocolate e ouvirmos o quanto somos importantes na vida de alguém. O toque das palavras tem mais poder que se pode imaginar, tocam nossa alma muitas vezes amargurada, fazendo nossos olhos brilharem.
Hoje sou muito mais do que sonhei, se sou mãe, esposa, namorada, master chefe, voluntária, escritora mostro quem sou sem medo de ser mulher.
Já não aceito menos que mereço, nem aceito ofensas, sou mulher e merece ser respeitada. Com amor quero ser tratada, sou delicada.
Por meus hormônios, modificada, posso ser a mais agitada e depois de horas a mais doce criatura, basta que me entendas, nasci diferenciada e mesmo assim administro minha jornada e daqueles que estão ao meu redor.
Não é necessário um dia específico para que eu me sinta segura e amada, todo dia é dia de me sentir bem. Flores ou presentes não substituem o afeto e a presença. Muitos de longe conseguem ser mais presente do que quem está ao lado.
Vim ao mundo cumprir minha jornada e meus rastros deixarei. O maior deles é o amor que dispendi aos que conheci, se assim for lembrada já me sentirei lisonjeada, de onde eu estiver me lembrarei de cada um que me fez sentir amada.
Sou mulher e mereço ser respeitada, não me calo se sou injustiçada. Hoje sei que tenho meus direitos, não aceitarei que me vejas como alguém menosprezada, que deve à todos obedecer. Não importa se sou estou sozinha ou acompanhada sigo meu caminho onde me sinto bem.
Nesse Dia Internacional da Mulher, meu desejo é que todos ensinem desde criança que nós mulheres somos importantes em toda jornada, que o respeito e o amor sempre devem valer.