logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 27/03/2021 | 08:33

Simone Cândido: uma homenagem aos artistas no Dia do Circo

Que essa arte continue acontecendo, nos emocionando e fazendo sorrir

Simone Luiz Cândido

Compartilhar:

O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data em 1897. Piolin era considerado um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfatti.

O circo foi introduzido no Brasil em meados do século XIX por famílias de imigrantes europeus que sobreviviam das artes circenses. Apesar disso, é importante mencionar que a realização de artes circenses, que fazem parte de um espetáculo e visam ao entretenimento do espectador, é uma prática que remonta à antiguidade, e povos como os gregos já possuíam ações do tipo.

Um centro para apresentações do tipo só foi criado na Roma Antiga. Esse local era conhecido como Circus Maximus e nele ocorriam corridas de cavalos, assim como apresentações de caçada de animais, lutas de gladiadores, etc. Com a desagregação do Império Romano no século V, esses locais de apresentação teriam desaparecido.

Desde criança frequentamos circos, admiramos os artistas rimos com os palhaços e nos encantamos com a arte circense. Há muito tempo eram permitidos espetáculos com animais selvagens. Hoje em dia os circos ambulantes não podem, mas o encantamento continua com essa belíssima arte. Infelizmente com a pandemia tornou-se muito difícil realizarem apresentações.

Os circos foram liberados por algum tempo com capacidade de público reduzida. São muitas pessoas que trabalham nos circos, entre elas, artistas e pessoas que trabalham nos bastidores. Sendo ambulantes, geralmente alugam o espaço para instalação do circo. Nesse dia do circo, homenageamos todos os artistas circenses e a todos que sempre fizeram a arte acontecer. Que essa arte continue acontecendo, nos emocionando e fazendo sorrir. Nossos aplausos para esses artistas. (clap clap clap)