Cotidiano | 16/10/2013 | 10:42
Sinte discutirá decreto em assembleias
Especial de Angelica Brunatto, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
O anúncio do Governo do Estado sobre as mudanças no modelo de escolha de diretores não agradou a alguns profissionais da educação. Até esta semana, os gestores escolares eram escolhidos através de indicação política. Com a nova normativa, os diretores devem ser eleitos pela comunidade, após um projeto ser elaborado e apresentado ao Estado.
“Essa é uma reivindicação bastante antiga da categoria, porém não estamos eufóricos com a mudança, mas como há alguns critérios a serem seguidos, muitos estarão fora da disputa e, além disso, só poderão concorrer aqueles que o governo aprovar”, salienta a diretora de finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte); Cíntia dos Santos.
Ela argumenta também que a mudança só ocorrerá, definitivamente, em 2015. “Antes, os atuais diretores deverão fazer um curso, mas a maioria deles já possui”, aponta. E para discutir o assunto, assembleias regionais estão marcadas até novembro. “Vamos colocar este assunto em pauta e definir o que será feito no próximo ano, que promete. Em Criciúma, a assembleia está marcada para o próximo dia 31. O que podemos adiantar é que até o fim do ano teremos manifestações”, comenta.