Cotidiano | 16/02/2021 | 22:12
Sinte suspende início de paralisação contra aulas presenciais na rede estadual
Início do ano letivo em regime híbrido, com parte das atividades presenciais, ocorre neste dia 18 na rede estadual
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
A decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina de não retornar às salas de aula para o início do ano letivo foi derrubada em nova assembleia nesta terça-feira, dia 16. Com 57% dos votos, a “greve pela vida”, como foi denominada, acabou suspensa e a retomada das atividades ocorrerá de acordo com o planejamento do Estado. Com o retorno às atividades presenciais, o cenário será avaliado pela categoria e uma nova assembleia para discutir a situação das escolas estaduais está marcada para 8 de março.
Para as turmas em que é possível receber todos os alunos e manter o distanciamento entre as carteiras, o retorno será 100% presencial. Na maioria dos casos, as turmas serão divididas em subgrupos que alternam entre atividades presenciais e remotas no regime híbrido. E para alunos e professores do grupo de risco, ou estudantes cujos pais optarem por manter o filho em casa, haverá a continuidade do modelo 100% remoto.
A diretoria do Sinte tinha audiência marcada com os representantes da Secretaria de Estado da Educação para esta terça-feira, mas o encontro não chegou a ser realizado. Segundo o sindicato, a secretaria o cancelou ao receber a notificação sobre a greve da categoria, que até então iniciaria nesta quinta-feira, dia 18, com os professores permanecendo apenas em atividades remotas, no modelo de 2020, até que toda a comunidade escolar fosse vacinada.