Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 12/04/2018 | 07:00
Software da Fiocruz auxilia gestores públicos a lidar com mudanças climáticas
Especial de Letycia Bond, da Agência Brasil
Compartilhar:
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveram uma ferramenta capaz de prover técnicos, prefeitos e governadores com informações qualificadas que auxiliem na redução de efeitos de mudanças climáticas. A intenção com o software Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima) é proteger a população e subsidiar decisões quanto a priorizações no orçamento.
O SisVuClima , já disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), inicialmente beneficia 1.020 cidades de do Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão e Amazonas. Mas ainda deve ser estendido, posteriormente, a todo o país. O projeto levou quatro anos para ser desenvolvido e custou R$ 2,8 milhões, financiados pelo Fundo Clima, administrado pelo MMA.
Quatro pesquisadores da Fiocruz compuseram o núcleo de trabalho e optaram por fazer com que o sistema rode em um software livre, programado em Python (linguagem de programação amigável). Embora o público-alvo sejam os gestores, qualquer cidadão pode acessar o SisVuClima, não sendo exigido nenhum cadastro para a entrada. Os pesquisadores se basearam em 64 indicadores para construir a análise, incluindo aspectos ambientais, sociais, demográficos, epidemiológicos e climáticos.
No cálculo do chamado Índice Municipal de Vulnerabilidade, entram parâmetros como o Índice de Pobreza, que retrata cenários como a percentagem de analfabetismo, de domicílios sem saneamento e mortalidade infantil, e o Índice de Organização Política, que traz informações quanto à existência de conselhos e consórcios municipais que tratem da adaptação ao clima.