logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 28/12/2023 | 15:41

Super Idosos: Hábitos da juventude são a chave para uma velhice saudável

Conheça as situações que devem ser evitadas para viver a terceira idade com plenitude

Especial de Everton Horácio, da Unesc

Compartilhar:

Encontrar o segredo da longevidade é o desejo de muitas pessoas. Porém, ainda são comuns dúvidas sobre qual é o momento ideal para as pessoas começarem a se preparar para chegar com saúde à terceira idade. Entretanto, existem pessoas idosas, acima dos 80 anos, que são muito saudáveis e ativos para sua idade. Essas pessoas são chamadas de super idosos.

“As doenças que acometem os idosos, não são dos idosos. São doenças dos jovens que se manifestam na terceira idade”, destaca o médico geriatra, Alisson Pires. Ele revela que quando tem a oportunidade de dialogar com o público jovem, percebe em uma situação de surpresa, pois os jovens não costumam se preparar para iniciar o processo de maturação.

“Por volta dos 25 anos os humanos atingem a maturação física, portanto, o ideal seria que a partir dessa idade as pessoas passassem a contar com a presença de um profissional da geriatria”, explica. De acordo com o profissional, é muito importante ressaltar que a alimentação influencia diretamente a condição clínica do paciente. Logo, não basta que as pessoas passem a ingerir apenas alimentos com qualidade, mas que comam apenas a quantidade necessária.

Alisson, destaca ainda que as pessoas devem realizar o convívio social e praticar atividades físicas, pois segundo ele, isso aumenta a sensação de bem estar emocional. “Logo, é necessário também ficar longe de situações que possam gerar estresse e dormir o suficiente, pois o sono é importante para o corpo. Além disso, há uma influência lunar sobre a Terra, portanto o sono ideal deve ser realizado à noite”, pontua.

O médico destaca ainda que sorrir e ter uma espiritualidade ativa contribui e muito para para o prolongamento da vida humana. “Embora se confunda com a religiosidade, a espiritualidade propõe que eu esteja de bem com as outras pessoas. Pessoas que se envolvem com boas ações, por exemplo, conseguem observar benefícios bioquímicos no seu corpo”, pontua.