Cotidiano | 08/04/2014 | 09:13
Suplementação não substitui alimentação
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A alimentação é uma atividade complexa. Além da nutrição, envolve também o psicológico e o emocional. Sem contar com estes aspectos, muitas pessoas procuram substituir refeições por suplementações. Há várias propagandas que levam a este erro. No entanto, estes produtos podem e devem suprir apenas eventuais carências nutricionais. “São tantas opções de suplementos, que aos olhos de muitos desentendidos do assunto parece ser a melhor opção de alimentação”, indica a nutricionista Renata Rabelo.
“Mas o fator preocupante é que as maiorias das propagandas são tão exageradas que levam a crer que somente a suplementação é suficiente para substituir uma refeição. E isso não é verdade, pois nada substitui o prazer de saborear uma refeição e se deliciar com o sabor, textura e o cheiro de cada alimento. Não se pode esquecer que além da fisiologia a alimentação envolve todos os sentidos”, indica.
“É através da alimentação que o nosso corpo obtém e assimila os alimentos e seus nutrientes para realizar funções vitais que incluem o crescimento, o movimento, a reprodução e todas as funções normais para o equilíbrio. É o alimento que nos da a energia necessária para a manutenção de todos estes processos. Uma dieta adequada e balanceada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de açúcares, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais, além de água”, indica.