logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 13/12/2022 | 08:49

Taise Domiciano: Como foi o seu ano?

Faça a sua própria retrospectiva com vitórias e aprendizados

Taise Domiciano

Compartilhar:

Todo início de ano começa com vários sonhos e metas, mas à medida que o ano vai passando parece que esquecemos daquilo que idealizamos. Talvez seja medo ou vergonha de ver que boa parte do que se desejava, não passou de um plano esquecido na gaveta.

Por isso, a proposta para essas semanas que restam do ano é relembrar tudo que fizemos. Vamos olhar para trás e pensar em tudo que a gente fez ou deixou de fazer. Isso vai ajudá-lo a refletir sobre sua vida em vários âmbitos: profissional, familiar, espiritual, emocional, entre outros.

Mas você deve estar se perguntando: como eu faço isso? Eu vou te ajudar. Preparei aqui algumas perguntas que vão te nortear nesse momento. Você pode fazer isso em sua agenda, pegando uma folha em branco e fazendo um quadrante, ou pode pegar alguns post-it e ir fazendo anotações ou ainda usar uma ferramenta on-line. A escolha é sua!

A provocação aqui é olharmos para quatro esferas:
• Realizações;
• Áreas problemáticas;
• Lições aprendidas;
• Considerações futuras.


Na esfera de Realizações, você deve resgatar tudo que conseguiu fazer nesse ano, tanto profissional como pessoal. Você pode incluir viagens, investimentos, quitar dívidas, cursos, finalizar algo, comprar algo, entre outras realizações.

Quando falamos de Áreas Problemáticas, estamos provocando você a refletir sobre as áreas de sua vida, e aqui você pode fazer uso de outra ferramenta, a roda da vida. Você pode acessar a ferramenta de forma on-line e gratuita, acesse: Roda da Vida online e preencha a sua.

A roda da vida é uma ferramenta que te auxilia a visualizar o seu nível de satisfação em cada área de sua vida. Assim, poderá verificar quais áreas estão mais problemáticas e precisam de mais atenção no próximo ciclo.

A esfera de Lições Aprendidas é o local para você colocar os principais aprendizados desse ano. Aqui vale uma reflexão profunda de tudo que não saiu como o planejado e por que isso aconteceu, e o que você poderia ter feito de diferente. Também vale pensar sobre aquilo que deu certo e os motivos desse resultado. Os aprendizados são de extrema importância para conseguirmos evoluir cada vez mais.

Para finalizar a retrospectiva, você vai olhar para tudo que acabou de preencher, suas realizações, as áreas que precisam de mais atenção e os seus aprendizados e a partir disso, pensar sobre as Considerações Futuras. Aquilo que precisa estar em seu radar na hora de fazer o novo planejamento.

Só fazer planejamentos com a esperança de que tudo se torne realidade como em um passe de mágica, é ilusão. Você precisa planejar, realizar, acompanhar e aprender com tudo isso. A retrospectiva é um ritual valioso, que serve para reconhecer o que você foi capaz de realizar e gerar reflexões e aprendizados para você poder planejar o seu futuro.