Cotidiano | 29/03/2022 | 08:25
Taise Domiciano: Faça chover ideias
Reúna também a sua equipe para criar e solucionar problemas
Taise Domiciano
Compartilhar:
Você já ouviu falar do brainstorming? Não!? Então deixa que eu te explico. O brainstorming é uma técnica de ideação para chegar a um alto números de ideias para solucionar algum desafio ou problema.
Essa técnica foi lançada no ano de 1942 por Alex Faickney Osborn, um profissional do ramo da publicidade, em seu livro How to Think Up. E desde então, o brainstorming se tornou uma técnica muito utilizada dentro de organizações em busca de soluções criativas.
Quando falamos de brainstorming estamos falando de entrar no modo de pensamento divergente, explorando ideias, de forma aberta e criativa, sem filtro. Por isso, quanto mais diversidade cognitiva dentro da sala, melhor. O processo criativo contém vários ciclos de iteração, a cada fase você vai refinando as ideias e se aproximando de uma solução que tenha mais potencial.
Segundo a IDEO, Escola de Design, existe sete regras importantes quando falamos de fazer uma sessão de brainstorming:O brainstorming deve proporcionar um ambiente leve e informal para que as pessoas possam explorar seu potencial criativo. Os participantes devem se sentir encorajados a sair do óbvio e expressar suas ideias mais malucas. Isso não quer dizer que é a ideia mais maluca que vai ser a solução ideal, mas o fato de poder se libertar do medo do julgamento e usar sua imaginação encoraja as outras pessoas e eleva a conexão e insights.
• Adiar o julgamento;
• Incentivar ideias malucas;
• Construa sobre as ideias dos outros;
• Mantenha-se focado no tema;
• Uma conversa de cada vez;
• Seja visual;
• Busque quantidade.
Se você quer realizar uma sessão de brainstorming, eu te oriento a dar atenção a alguns pontos:
1. Tempo – estabeleça um limite de tempo. Isso vai depender do grau de complexidade do desafio, mas geralmente dura entre 20 e 60 minutos.
2. Desafio/problema – defina o desafio/problema que as pessoas terão como foco.
3. Diga não ao julgamento – ninguém deve ser negativo e julgar as ideias dos demais participantes. Toda ideia é bem-vinda.
4. Ouse ter ideias malucas – as ideias malucas devem ser incentivadas, pois elas geram insights para outras.
5. Quantidade – no brainstorming, quantidade gera qualidade, quanto mais ideias, mais possibilidades.
6. Combinação – Incentive a combinação de ideias e elementos.
7. Ambiente – Use a abuse de post-its, papel, caneta, ou seja, tudo que ajude os participantes a pensar e anotar suas ideias.
8. Um por vez – Respeite os colegas e permita que todos tenham a oportunidade de falar.
A sessão deve ter um facilitador que irá orientar a equipe e garantir que as regras sejam cumpridas e o ambiente proporcione liberdade e imaginação. Reúna uma equipe e faça chover ideias.