Cotidiano | 27/12/2022 | 09:39
Taise Domiciano: O que você vai realizar no próximo ano?
Comece a se movimentar e colocar em ação tudo aquilo que planeja
Taise Domiciano
Compartilhar:
Estamos nos aproximando do final do ano, e isso significa que um novo ciclo está prestes a iniciar. Sempre que isso acontece, temos a sensação de que o próximo ano será aquele que vai mudar nossa vida, vamos fazer tudo diferente e agora vamos alcançar aquele resultado tão esperado.
Mas aí o ano inicia, você está cheio de ideias, o tempo passa, os meses passam e chega novamente final do ano. Você se dá conta de que não fez o que sonhava, fica frustrado, mas pensa que no próximo ano, você vai fazer tudo que não fez. Um ciclo vicioso que se resume em sonhos e frustrações.
Que tal começar a planejar seus objetivos de uma forma que fique mais fácil de realizar e acompanhar? Primeiro ponto, reflita sobre o que você quer para o próximo ano, e aqui eu gosto de fazer uma reflexão de curto, médio e longo prazo. Quando falo de curto prazo me refiro ao próximo ano, médio prazo aos próximos três anos e longo prazo os próximos cinco anos.
Pense em todas as áreas de sua vida: profissional, pessoal, financeira, familiar, espiritual e etc. Anote todos os seus objetivos e depois divida eles entre: curto, médio e longo prazo.
Depois de ter mapeado seus objetivos, você pode usar uma ferramenta chamada 5W2H para montar seu plano de ação. Vamos imaginar que um dos seus objetivos é fazer um curso de aperfeiçoamento e você quer fazê-lo no próximo ano. Desta forma, esse objetivo estaria na coluna de curto prazo. Agora, você pode colocá-lo na matriz 5W2H para planejar a sua execução.
Agora você já sabe como fazer. A ideia é que você possa fazer esse processo com todos os seus objetivos. Além disso, é importante deixar esse registro em um local visível, para que você possa acompanhá-lo durante todo o ano.
Lembre-se: a ação é a chave. Você precisa idealizar o que almeja, mas você só vai conseguir, quando começar a se movimentar e colocar em ação tudo aquilo que está no papel.
Faça isso, e no final deste próximo ano que irá iniciar, você poderá fazer uma retrospectiva e se alegrar com tantas coisas que foi capaz de fazer.