logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 30/08/2022 | 07:49

Taise Domiciano: Seja naturalmente inspirado

Interação com a natureza traz benefícios reais e mensuráveis para resolução de problemas e desafios

Taise Domiciano

Compartilhar:

A tecnologia facilita nossa vida! A informação está na palma da nossa mão, tudo praticamente está a um clique de distância. Quer saber algo? Basta perguntar para o Google e você terá uma resposta. Tudo é rápido, dinâmico e conectado.

Eu trabalho em frente a um computador, fico conectada a uma tela por um bom período. Além disso, tem o celular, que já virou uma extensão do nosso corpo, afinal, eu garanto que você costuma dizer “estou sem bateria” ao invés de dizer “meu celular está sem bateria”.

É impossível se desconectar, é mais forte que você. Basta uma notificação na tela, que você quer ver o que está acontecendo. Você passa horas rolando a página do Instagram e nem percebe o tempo passar.

Te convido a fazer um exercício, procure identificar quanto tempo você fica conectado ao seu celular, olhando aplicativos de conversa e rede social. Eu creio que você ficará assustado com a resposta. O que é inofensivo parece tomar todo seu tempo livre.

Estar conectado é muito importante e fez a gente evoluir. Mas, tudo precisa de equilíbrio. As pessoas estão tão viciadas em seus celulares que não conseguem mais apreciar a beleza das coisas simples. Andar pela rua e observar as arvores, os pássaros e as plantas que nascem nas estradas e nos jardins.

Eu ando pelos lugares olhando a tela do meu celular, mas não sou capaz de olhar para o que tem ao meu redor. Perco a oportunidade de vislumbrar tantas coisas, de imaginar tantas coisas e de absorver tantas coisas.

Por isso, eu vim aqui te falar sobre a importância da natureza para a criatividade. A interação com a natureza traz benefícios reais e mensuráveis para resolução de problemas e desafios, ou seja, criatividade.

Um pesquisador chamado David Strayer, provou que passar pelo menos quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em até 50%. Para ele, seus estudos provam que “enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza”.

Neste estudo, 56 pessoas realizaram passeios na natureza durante quatro, cinco e seis dias, sem utilizar aparelhos eletrônicos. Dessas 56 pessoas, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciar o passeio e os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã do quarto dia de passeio.

E qual foi o resultado obtido? “Demonstramos que quatro dias de imersão na natureza, e o correspondente desligamento da tecnologia, aumenta o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%”, concluíram os pesquisadores.

A alta conexão nos tornou desconectados. Desconectados da vida real, das pessoas de carne e osso, da terra, da grama, dar arvores, do céu e do sol. Estamos distraídos, reagindo ao que acontece. Para trabalhar por longos períodos, você precisa se desligar ocasionalmente.

Olhe para as coisas ao seu redor com mais atenção, cultive flores e aprecie sua beleza, aprecie a natureza e inteligência que emana do natural. Há muitas lições a serem aprendidas ao observarmos o fluxo natural das coisas.

Estar mais próximo da natureza vai fazer você se conectar e fazer conexões. Segundo William Burroughs “nada existe até ou ao menos que seja observado. Um artista faz algo existir ao observá-lo”. Para pensar mais profundamente, as vezes você deve esvaziar a mente de seus pensamentos.