Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 12/04/2022 | 09:20
Taise Domiciano: Tenha interesse genuíno pelo seu cliente
Empatia é um pilar fundamental para quem quer inovar
Taise Domiciano
Compartilhar:
Quando alguma coisa acontece, eu sempre tento imaginar o porquê aquela pessoa agiu de tal forma, o que ela estava pensando, seus sentimentos e percepções. Enquanto a maioria das pessoas está com a pedra na mão, pronto para atirar no outro, eu estou com a minha mente aberta, tentando entender a perspectiva do outro.
Aproximadamente um ano atrás, eu participei de um processo em busca de autoconhecimento e descobri que meu maior talento é a empatia, e desde então consegui entender por que por vezes eu era considerada compreensiva de mais, querendo entender o outro.
Hoje atuando em ambientes inovadores, vejo que ela é um ingrediente fundamental e até crítico para garantir uma inovação bem-sucedida. Olhe para as grandes inovações, como Airbnb, Netflix, Uber e você verá traços de empatia.
Isso faz muito sentido, já que a inovação é muitas vezes fruto da busca para solucionar a dor de um grupo de pessoas. Steve Jobs era frustrado por não conseguir carregar sua biblioteca de músicas em seu bolso, e por isso se sentiu desafiado a criar uma solução, o Ipod. A Easy Taxi, nasceu da identificação da dor de passar horas tentando achar um taxi e ter dificuldade em encontrar.
A empatia impulsiona grandes inovações que moldam a vida de muitas pessoas. Para mim, empatia exige duas coisas: escuta genuína e atenção plena. Ela parte do entendimento profundo do usuário.
Ter empatia é deixar seu julgamento de lado e suas percepções, para entender o outro, seus sentimentos, pensamentos, atitudes e opiniões. Com um alto nível de empatia pelo seu cliente ou usuário, as organizações têm mais chances de identificar oportunidades de resolver problemas e criar algo realmente inovador.
Se você quer fazer a inovação centrada na empatia, descubra:
• As necessidades e dores dos seus usuários;
• Os desejos dos seus clientes;
• As emoções que impulsionam o comportamento de seus usuários;
• Como os usuários interagem com as soluções.
Inovações valiosas surgem quando você está genuinamente interessado em resolver o problema real de um grupo de pessoas. É você conseguir despir-se do ego, e entender que a sacada é se apaixonar pelo problema. É quando você tira a bunda da cadeira literalmente e vai entender o que essas pessoas precisam, seus anseios, sua visão, suas atitudes e desejos.
Empatia é um pilar fundamental para quem quer inovar em seu negócio e construir algo que realmente gere valor para seus clientes e usuários.