logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 27/03/2012 | 14:04

Teatro, da brincadeira infantil aos palcos

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

No Dia Mundial do Teatro (27 de março), João Gabriel da Rosa fala sobre os desafios desta arte. Professor nas oficinas da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, ele tem 22 anos. Atua também na Escola Municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti e Quintino Rizzieri. Além disso, coordena o grupo Unesc em Perfomance.

Na formação acadêmica optou pela licenciatura em Artes Visuais. Natural de Içara, já trabalhou em supermercados. E no currículo consta também a procura pela arte da fotografia. “Desde criança sempre tive um apreço a tudo ligado a arte e em específico o teatro. Toda criança passa pelo processo do lúdico que a leva a utilizar brinquedos e roupas para a criação de personagens fictícios”, recorda.

“Pude vivenciar isso na minha infância. Essa paixão pela interpretação foi aguçada no decorrer do ensino fundamental e médio e na participação de grupos de teatro ligados ao cristianismo fazendo com que eu escolhesse me graduar em Artes Visuais pela grade do teatro existente no curso”, completa. Em entrevista ao Canal Içara, o professor detalha o funcionamento do teatro, comenta algumas das vertentes, do cenário regional e dá também conselhos para quem deseja atuar. Confira:

Qual a função mais lhe agrada dentro de um teatro? Sonha em fazer algum personagem específico?
Atuar é indescritível, mas a direção também me agrada. Não almejo fazer algum personagem em específico.

Qual o estilo de teatro mais lhe agrada? Quais as suas influências?
A performance é uma vertente da arte contemporânea que mais me agrada, sendo que a mesma não se limita ao teatro mas mescla as artes visuais, dança e música. Nesta vertente tenho como influência entre diversos atores a performer Marina Abramovic.

Qual a maior dificuldade entre os alunos de teatro?
Nos primeiros encontros em que os alunos participam, ficam acanhados. Mas com o transcorrer das atividades os mesmos vão se familiarizando com os colegas de classe e vão perdendo. Isso para mim é uma das principais dificuldades dos alunos.

Que tipos de benefícios o teatro leva aos atores de um espetáculo?
Gosto de frisar que o teatro não se baseia apenas no espetáculo final. O processo de criação, experimentação e fruição é mais qualitativo ao aluno, pois proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No individual, a autoestima, o autoconhecimento e a exploração de potencialidades artísticas. No coletivo, o teatro oferece ao aluno a oportunidade de aprender a lidar com as diferenças, a aprimorar a forma de se portar em público, respeito mútuo, entre outras.

É possível que um ator obtenha projeção sem precisar ir para um grande centro, por exemplo, São Paulo?
Tudo depende do alvo que o ator quer alcançar.

Além do elenco de atores, um espetáculo precisa de uma série de outros profissionais. Quem compõe a formação de uma peça teatral?
Entre vários profissionais que compõem uma montagem teatral estão o diretor, o sonoplasta, o iluminador, o figurinista, o maquiador, o contra regra e o cenógrafo.

O stand-up comedy é um fenômeno atual apesar da comédia de cara limpa não ser recente. Contudo, na região aparecem poucas pessoas habilitadas para este tipo de show. Existe alguma explicação?
Não sei lhe informar o porquê os atores daqui não apostam em stand-up! Pude realizar um stand-up em uma palestra realizada pela Secretaria Municipal de Educação com os professores de Artes e Educação Física. Foi bem gratificante, creio que a plateia recebeu bem!

Com possibilidade de interpretar diferentes tipos de personagens, é possível que um bom ator alimente preconceitos?
Preconceitos existem em todas as profissões. Mas o ator interpreta personagens com personalidades muito diferentes que muitas vezes causam polêmicas e estranhamento do público. Por ser uma interpretação a maioria dos atores não leva para o lado pessoal.

Com televisão, computador e dispositivos cada vez mais multimídias, cresce o espaço do teatro ou se perde território para o vídeo?
Assim como o cinema não deixou de ter expectadores com a chegada da televisão, a pintura não perdeu seus adeptos com a chegada da fotografia, as musicas não deixaram de ser ouvidas com a saída dos LPs para a chegada dos CDs e os CDs com a chegada dos MPs, creio que o teatro não perde território. O fato é saber lidar com os avanços tecnológicos. Por que não utilizar o vídeo como parte das cenas? Ou até mesmo utilizar o vídeo como divulgação das peças? É necessário saber agregar o vídeo ao teatro. Claro que é muito mais cômodo você assistir um vídeo na comodidade de sua casa do que ir a um teatro. Por isso mais uma vez friso a importância da formação de plateias

Já pensou em adaptar algum texto para vídeo?
Nunca pensei nessa hipótese.

Comparado a grandes centros, o Sul de Santa Catarina é incluído raramente ao roteiro de peças de renome nacional. Isto de certa forma prejudica o desenvolvimento de um público para teatro na região?
A formação de plateia é algo que tem que ser trabalhado cada vez mais. Uma das questões é o fato de que o povo pensa que apenas as peças de renome nacional são boas. Existem muitos trabalhos locais que são de ótima qualidade e que na maioria das vezes não são valorizados pelo fato de não serem "Globais". Por isso vejo de extrema importância trabalhar o teatro na escola, pois desde cedo o aluno aprende questões ligadas a essa linguagem, o tornando assim um ser mais aberto e reflexivo aos trabalhos teatrais.

Quais os projetos disponíveis atualmente nesta área em Içara?
Vale destacar a valorização do teatro no município de Içara, onde através da Administração Municipal, são oferecidas gratuitamente oficinas de Teatro aos munícipes. Estamos este ano com data marcada para a XI edição do Festival de Teatro amador. Temos o projeto “Artista na escola”, que leva o teatro aos centros de educação infantil através da contação de histórias. Por se tratar de uma linguagem artística o teatro é trabalhado nas aulas de artes. No ano passado realizamos uma formação continuada com ênfase no teatro aos docentes. Periodicamente são trazidos pela Secretaria Municipal de Educação alguns grupos teatrais, sendo o teatro parte integrante da humanização prezada pela atual administração.

Para quem deseja atuar em teatro, qual o melhor conselho que podes dar?
Penso que os interessados em teatro devem primeiro amar e vestir camisa desta arte, só assim poderão investir tempo e dinheiro para atingir bons resultados.