logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 04/04/2023 | 08:20

Tecnologia de realidade aumentada começa a ser aplicada no ensino acadêmico

Laboratório referência nacional foi construído pela Unesc

Especial da Unesc

Compartilhar:

Acadêmicos, professores e convidados especiais participaram de uma aula demonstração da mais nova tecnologia aplicada ao ensino-aprendizagem da Graduação Multi Unesc: a meta-anatomia. Intitulada Unesc Experience, a aula oficializou o início das atividades do Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff, da Universidade, na manhã desta segunda-feira, dia 3.

É por meio da aula de meta-anatomia que o virtual e o real se conectam. Com o uso do dispositivo de realidade virtual é possível ter uma experiência tridimensional imersiva. Isso quer dizer que tanto professores quanto acadêmicos conseguem entrar dentro do corpo humano e explorar 11 sistemas, como o cardiovascular, neurológico, esquelético, entre outros.

“Os acadêmicos vêm ao Centro e podem colocar em prática o que aprenderam na teoria, de forma lúdica. Aqui é possível trabalhar erro e repetição para consolidar o aprendizado sem colocar pacientes em risco ou ainda fazer o uso de cadáveres”, explica a professora Isabela Casagrande Jeremias, responsável pela disciplina de anatomia nos cursos da Saúde da Unesc.

“Esse é um dia muito importante não só para a Unesc, mas para todo o ensino superior nacional. O que vimos na universidade é o que há de mais moderno para a formação de acadêmicos e para toda a área da Saúde, enaltece a pró-reitora de Ensino da universidade, Graziela Amboni. “Hoje, conseguimos fazer com que os estudantes tenham essa experiência formativa, esse novo modelo de aprendizado, fazendo com que a Unesc, além de ser pioneira na infraestrutura, também seja em tecnologia e propriedade intelectual” - Agente de inovação da Unesc, Paulo Priante.

Centro de Realidade Mista

“O Centro de Realidade Mista é mais uma evidência do quanto a nossa Unesc está na vanguarda do conhecimento e, por meio da Graduação Multi, oferece aos acadêmicos experiências inovadoras, disruptivas e transformadoras. Este laboratório é pioneiro no Brasil e está entre os centros tecnológicos mais modernos do mundo. Por sermos uma Universidade Comunitária, que não visa lucro, podemos reinvestir nossos resultados para fomentar projetos como este, que promovem a formação de excelência e vão beneficiar a comunidade por meio de parcerias com hospitais e clínicas da região”, ressalta a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.

A viabilização do projeto iniciou em 2020, contou com recursos de emenda da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) e com o apoio da Prefeitura de Criciúma e Câmara Municipal. “Nos orgulha muito poder contribuir com a nossa universidade comunitária, que faz um trabalho relevante na região, sendo referência em inovação e tecnologia no estado e no país. A implantação do Centro de Realidade Mista é prova disso e vai possibilitar que os estudantes recebam o que há de mais moderno, no mundo, em termos de ensino. Esse conhecimento retornará em breve à sociedade e contribuirá para o desenvolvimento regional”, enaltece a deputada egressa da Unesc.

Além do poder público, o projeto também encontrou apoio na iniciativa privada, por meio do Laboratório de Inovação Hololab, que prestou consultoria ao Centro de Realidade Mista da Unesc. “Nós entramos com a tecnologia e a universidade, por meio de seus professores, trouxe o conhecimento acadêmico, principalmente, do ponto de vista anatômico. Participaram diversos especialistas em corpo humano e os colaboradores da empresa fizeram todos os ajustes. Um projeto como este não se faz sozinho, então foram unidas forças de conhecimento para montá-lo”, comenta Alexandre Vasquez, CEO da empresa.