Cotidiano | 21/01/2014 | 13:56
Temperatura chega próxima dos 40 graus
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Para quem não gosta de calor, os próximos dias devem ser insuportáveis. Mas já para quem adora as temperaturas elevadas, então a situação acaba inversa. O fato é que Santa Catarina deve ter durante esta semana, as maiores temperaturas no ano de 2014. Conforme o Epagri/Ciram, até sexta-feira é para que os termômetros marquem números próximos aos 40°C.
“Nesses primeiros dias a temperatura vai ficando com os valores tradicionais, mas vai aumentando no decorrer da semana. Hoje temos ela em torno dos 35°C nos horários de picos, e depois pode chegar perto dos 40°C. Isso se deve por causa de uma massa de ar quente e a aproximação de uma frente fria. Este avanço da frente fria comprime a camada de ar e por conta disso as temperaturas acabam subindo. E em cidades em que já é registrado um forte calor, como por exemplo Criciúma, a média deve ficar nos 38°C”, comenta a meteorologista Marilene de Lima.
Ainda segundo a meteorologista, esta onda de intenso calor não é comum. “Embora esta época seja de forte calor, não é normal a temperatura chegar perto dos 40°C. Sempre temos o registro de uma média de temperatura pouca coisa superior a 30°C. Isso sim é normal. Mas isso somente está acontecendo em função dessa massa de ar frio que está vindo do Rio Grande do Sul, devendo chegar na região no fim da tarde de sexta-feira”, destacou Marilene.
Embora chegue a massa de ar frio no fim da semana, as temperaturas não devem ficar abaixo do tradicional para esta época. “Para o fim de semana, por causa desta mudança, está previsto que haverá chuva. Mas, em relação a temperatura, não podemos dizer que elas serão menores. Isso porque teremos a queda será de aproximadamente 10°C. Desta forma, se haverá temperatura de 38º durante a semana, ela apenas retornará ao que já é normal para o mês de janeiro, que é a média de 30°C. Então continuará quente. Apenas teremos mais chuva”, pontua ela.
Uma das pessoas que gosta de temperaturas altas é o diretor de fotografia Felipe Bressan. Mas, ele declara que o aumento previsto para esta semana já é exagerado. “Até gosto de calor. Pelo menos gosto muito mais do que frio e chuva. Mas 40°C já é demais. Com essa temperatura, somente se for em um ar condicionado, porque na rua não dá para ficar”, declarou.
Enquanto isso, a acadêmica de Educação Física, Camila Prates, enfatiza que com o calor, as pessoas procuram realizar mais atividade física, o que não deve ser diferente nesta semana. “Gosto muito das temperaturas altas, porque nesta época as pessoas tendem a praticar mais esportes, tanto nas praias quanto em lagoas, e há um aumento na procura por esportes na natureza”, comentou. “Mas, além disso, já pensando pelo lado econômico, há também um aumento no número de turistas, principalmente nas nossas praias”, emendou.