logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 14/08/2013 | 17:23

Teste de paternidade exige protocolos

Lucas Lemos com informações de Amanda Ludwig, da assessoria

Compartilhar:

Diferente do que se apresentam em novelas, o teste de paternidade não é fácil de ter o resultado manipulado. O exame requer uma série de protocolos especiais, além do sigilo para que o resultado possa ser confiável. O procedimento pode ser feito por consenso (pai ou mãe, e filho) ou por determinação judicial com o uso tanto da saliva quanto do sangue.

“Em qualquer caso, os pacientes passam por uma sala diferenciada, sem precisar aparecer em público ou passar pela recepção do laboratório. A coleta é feita em um local privado e o resultado é entregue em mãos, aos envolvidos autorizados”, explica a bioquímica do Laboratório Búrigo, Helga Hilbert Mello. O resultado demora cerca de duas semanas.

Além do sigilo no momento da coleta, o exame é feito apenas por um bioquímico autorizado pela direção do laboratório. “Temos uma série de protocolos a cumprir. Realizamos este teste há mais de 15 anos e nunca tivemos problemas com o resultado. O material coletado fica sempre em posse do bioquímico e é enviado diretamente a um laboratório especializado”, sublinha.