logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Hospital São Donato]

Cotidiano | 26/07/2016 | 14:28

Teste garante melhor alimentação e fala

com informações de Lucas Lemos, do Hospital São Donato

Compartilhar:

O choro excessivo e a dificuldade de mamar de um recém-nascido pode ser o sinal de língua presa em consequência de alguma alteração entre a membrana e a parte inferior da boca. “Por causa disso algumas mães desistem até de amamentar. Isso não pode ocorrer. É melhor resolver. A avaliação é rápida e a cirurgia também. O lema do teste da linguinha é Mamar, falar e viver melhor”, enaltece a fonoaudióloga, Daniela Burtet Machado.

Para resolver, basta um pique, com anestesia local, sem necessidade de internação. Somente neste ano, mais de 100 crianças já passaram pela avaliação no Hospital São Donato de Içara. Dentre elas, 20 precisaram realizar o procedimento cirúrgico com o buco-maxilo Fabiano Azambuja. A proporção é próxima da média calculada pela Universidade de São Paulo, em 2013, de má-formação do frênulo lingual em 22,54% dos nascidos.

As consultas no ambulatório estão incluídas entre os exames gratuitos do Sistema Único de Saúde. O agendamento é feito das 7h às 17h de segunda a quinta-feira ou das 7h às 16h nas sextas-feiras. Ao todo, o protocolo é formado por três páginas de avaliação, duas delas com ilustrações sobre diferentes formas de alterações possíveis. O Brasil é o primeiro país a tornar o exame obrigatório nas maternidades públicas e particulares.