Cotidiano | 16/09/2013 | 16:20
Trabalhadores reclamam da sobrecarga
Lucas Lemos com informações de Maristela Benedet, da assessoria
Compartilhar:
A largada na Campanha da Negociação Coletiva dos trabalhadores da saúde começou pelo Hospital São Donato nesta segunda-feira, dia 16. Os mais de 50 profissionais da fundação filantrópica aprovaram a pauta de reivindicação para aumento salarial, vale-alimentação, triênio e outros benefícios. Além disso, denunciaram a falta de profissionais e a sobrecarga de trabalho na higienização.
O setor é mantido atualmente com cinco pessoas enquanto deveria ter no mínimo oito. Em consequência desta situação, os trabalhadores acusam a pressão da direção e a humilhação de alguns pacientes pela reclamação de sujeira nos quartos. Outra denúncia é por cobrirem férias em outros setores. Ou seja, em dupla função, o que é ilegal.
“Iremos cobrar a contratação de mais profissionais pela instituição e deixar claro que uma paralisação no setor poderá acontecer, pela própria vontade das trabalhadoras, caso a sobrecarga de atividade não seja reduzida”, pondera o presidente do Sindisaúde, Cleber Ricardo Cândido. O sindicato tem uma reunião previamente agendada com a direção do hospital em outubro para discutir também o pagamento dos dias trabalhados nos feriados.