Cotidiano | 30/08/2011 | 09:36
Uma homenagem aos ex-fumantes
Lucas Lemos com informações de Karol Carvalho (Prefeitura Municipal)
Compartilhar:
Se no passado o cigarro era sinônimo de glamour, agora é visualizado sobre a ótica da droga viciante que realmente é. “Só mesmo quem já passou por essa situação sabe como é difícil. Chega a ser desesperador!”, desabafa Ivonete Luiz Darabas. “É muito difícil, largar o vício. Mas se eu consegui, todo mundo pode conseguir”, completa ela.
“Parei de fumar. Sou um vencedor!”. A frase representa o sentimento de quem consegue largar os cigarros. Logo foi estampada em camisetas entregues para cerca de 30 ex-integrantes do Programa de Controle do Tabagismo da Prefeitura Municipal. O encontro de ex-fumantes marcou o Dia Nacional de Combate ao Fumo nesta última segunda-feira, dia 29.
“Não pensem que a batalha acabou. Ela precisa ser vencida dia após dia” lembra a coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Glícia Pagnan. “A participação nos grupos ajuda o fumante a deixar do cigarro por meio de informações, conversas, experiências e medicações quando necessário. Mas, o verdadeiro trabalho é feito internamente quando a pessoa decide que é este o caminho”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Laudo Calegari.