Cotidiano | 14/03/2012 | 15:55
Uma lição para toda a vida
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Gabriel Vieira de Souza levou a tarefa para a casa quando ainda estava na primeira série do ensino fundamental. Dois anos depois, a lição continua em desenvolvimento e se espalha inclusive pela vizinhança. O material orgânico não aproveitado pela família foi colocado para decomposição no quintal. Além disso, diferentes outros produtos foram encaminhados para reciclagem. "Descartamos apenas o lixo do banheiro", destaca a mãe Eliete Maria.
A conscientização levada à família Vieira de Souza partiu da Escola Lúcia De Luca. A unidade municipal lançou o desafio aos estudantes. Com o empenho dos moradores no Jardim Silvana, conseguiu reduzir a quantidade de lixo inutilizado. Também criou uma nova fonte de renda. "O valor financeiro é pequeno. Rende até R$ 60 por mês. O que vale é a preocupação ambiental”, avalia a diretora Suzana Martinhago Cardoso.
“Consegui encher a minha área da casa de materiais. Juntei papeis, plásticos, latas, vidros e óleo de cozinha. Imagine uma rua inteira ou uma cidade inteira”, exclama Eliete. O recebimento de material na escola é programado para todas as primeiras quartas-feiras do mês. A primeira coleta de 2012 ocorreu neste dia 13. Por isso teve um montante acima da média.
Em outras escolas de Içara também há o reaproveitamento. Um dos exemplos é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O recebimento de itens recicláveis não tem um dia certo. Mas de acordo com a diretora Clair Martinello, são aceitos apenas papeis. “Não temos espaço para armazenar outros produtos”, justifica. A iniciativa rende até R$ 50 por semana. “Buscamos colaborações também nas empresas e casas. Basta ligar para (48) 3432-3184”, pontua.