Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 05/05/2021 | 14:04
Vacinação contra a covid-19 chega a novos grupos considerados de maior risco
Serão vacinados os grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
A campanha de vacinação contra o coronavírus chega a uma nova etapa nesta semana, com a inclusão de outros grupos prioritários. Segundo os números divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Içara terá doses para iniciar a imunização em pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência grave e pessoas com comorbidade e deficiência permanente que estejam na faixa etária dos 50 aos 59 anos.
“Para a comprovação da condição de risco, as pessoas com comorbidades podem apresentar qualquer comprovante que demonstre que ela pertence a um dos grupos de risco, como exames, receitas, relatórios e prescrições médicas. Os cadastros já existentes dentro das unidades de saúde também podem ser utilizados”, explica a gerente de Imunização da DIVE, Arieli Fialho.
Esta etapa da vacinação foi definida entre representantes da Secretaria da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde em reunião realizada no último domingo, 2. Na fase 2, serão vacinados os grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes, de forma escalonada, da maior para a menor idade.
Nesta remessa ao município também estão incluídas doses para seguir com a imunização dos idosos entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde e integrantes da força de segurança e salvamento, totalizando 1.935 doses, o maior lote recebido até o momento. As vacinas desta remessa estão entre as 232.750 doses do laboratório AstraZeneca/Fiocruz que chegaram ao Estado na segunda-feira, dia 3. No mesmo lote, Santa Catarina recebeu as primeiras 17.550 doses fornecidas pela Pfizer, que por uma questão de logística foram distribuídas apenas a Florianópolis e São José.
Destinação de 1935 doses
983 - Pessoas de 50 a 59 anos com comorbidade e deficiência permanente
401 - Idosos de 60 a 64 anos
265 - Pessoas com deficiência grave
111 -Trabalhadores da saúde
99 - Gestantes e puérperas com comorbidades
39 - Pessoas com Síndrome de Down
20 - Integrantes das forças de segurança e salvamento
14 - Transplantados