Clarissa Crispim [Prefeitura de Içara]
Cotidiano | 25/04/2016 | 14:30
Vacinação contra a gripe inicia em Içara
com informações de Clarissa Crispim, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Somente no período da manhã, mais de 120 pessoas foram vacinadas contra o vírus Influenza no bairro Primeiro de Maio. “É minha obrigação como mãe ter um cuidado especial com meu filho [de sete meses]”, diz a dona de casa, Caroline Alexandre. Também a espera para ser imunizada estava a aposentada Zilda Viana, 73 anos, seu marido Estacilio, 83 anos, sua irmã Honorata, 85 anos e sua nora Janice, 47 anos. “Viemos nos prevenir”, disse ela.
Até o momento foram disponibilizadas 25% das doses iniciais da vacina para atender os grupos prioritários. “Até o final da semana receberemos mais”, informa a coordenadora da Atenção Básica, Glícia Pagnan. “Neste momento, pela rede pública está sendo vacinado somente os grupos de risco", alerta o secretário municipal de Saúde, Tiago Marcolino.
Ao todo, Santa Catarina recebeu 754.130 doses. O volume equivale a 42,8% do total. A meta da campanha é vacinar 80% das 1.739.814 pessoas dos grupos prioritários até o dia 20 de maio. Devem ser vacinados os idosos (acima de 60 anos), crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.
“Os portadores de doença crônica que não forem cadastrados pela Unidade de Saúde devem possuir atestado médico constando nome da doença, que deverá estar na lista de doenças elencadas pelo Ministério da Saúde", informa a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté. Ao se dirigir até a unidade de saúde, é preciso levar junto o cartão do SUS, documento com foto e a carteira de vacina.