logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 02/07/2021 | 11:44

Vacinação contra covid vai se estender a trabalhadores das indústrias

Em todo o estado, setor industrial representa mais de 763 mil pessoas

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

A campanha de vacinação contra o coronavírus vai incluir mais um grupo prioritário no Estado, formado pelos trabalhadores das indústrias. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que reúne gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, realizada nessa quinta-feira, dia 1.

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que o setor emprega 763.956 pessoas no Estado e 8.655 em Içara. Mas a SES estima que mais de 30% já tenha sido imunizado, seja pela faixa etária, comorbidade, ou pelo enquadramento em outro grupo prioritário. Pela deliberação desta quinta, os municípios destinarão 30% das doses recebidas para os trabalhadores da indústria e o restante para a cobertura vacinal por faixa etária.

Na remessa desta semana, Içara recebeu 1.921 doses, sendo 1.645 fornecidas pelo laboratório AstraZeneca/Fiocruz e 276 da Pfizer. Conforme a orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC), as vacinas devem ser utilizadas para dar continuidade à imunização dos grupos prioritários e à população em geral por faixa etária, nesse caso, para a conclusão da vacinação de pessoas com idades entre 45 e 49 anos e início da vacinação de pessoas com idades entre 40 e 44 anos.

Além da população com idades acima de 40 anos, a atual etapa da campanha abrange trabalhadores de saúde; pessoas com comorbidades ou com deficiência; gestantes, puérperas e lactantes; trabalhadores da Educação; integrantes das forças de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo; caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Com dados atualizados até esta sexta-feira, 2, o Vacinômetro do Governo de Santa Catarina mostra que em Içara já foram aplicadas 23.741 doses de vacinas contra a covid. Um total de 18.605 pessoas recebeu a primeira dose, sendo que 5.136 já tomaram também a segunda dose do imunizante.

Novo calendário

O Governo do Estado divulgou nessa quinta-feira o novo calendário de vacinação. Agora, a previsão é que toda a população catarinense acima dos 18 anos receba, pelo menos, a primeira dose do imunizante até o dia 31 de agosto. A vacinação segue dividida em grupos etários, chegando aos maiores de 30 anos até o final de julho e ampliando para os acima dos 18 anos no próximo mês.

Em Içara, no momento a vacinação contempla pessoas com idades a partir de 44 anos, que nesta sexta-feira contarão com horário estendido de vacinação, das 16 às 20 horas. O atendimento diferenciado ocorrerá nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Primeiro de Maio, Jardim Elizabete e Vila Nova 1.