logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 08/09/2022 | 10:44

Vacinação ocorre em horário estendido nesta quinta-feira

Salas de vacina nos bairros Presidente Vargas, Jardim Elizabete e Vila Nova vão funcionar das 16 às 20 horas

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

As unidades de saúde da família dos bairros Presidente Vargas, Jardim Elizabete e Vila Nova, em Içara, vão atender em horário estendido nesta quinta-feira, dia 8, como estratégia da campanha de vacinação contra a poliomielite no município. Crianças de um ano a menores de cinco anos de idade que ainda não se vacinaram poderão ser imunizadas das 16h às 20 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os pais a levar a caderneta de vacinação, para ser atualizada. Crianças e adolescentes com idades até 15 anos também poderão colocar a vacinação em dia, caso estejam com alguma dose em atraso.

A campanha iniciou em 8 de agosto e estava prevista para ocorrer até esta sexta-feira, dia 9, mas o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a mobilização até 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação, de acordo com o órgão federal.

Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de quatro milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização nacional.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina contra a poliomielite nesse público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. As crianças menores de um ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário.

Covid

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a covid-19 em andamento. As vacinas contra o coronavírus poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e realizada com sucesso desde 1980.