logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 04/03/2007 | 15:34

Vc ixcreve aXim??

Taise Forgiarini | jornalagoraonline.com.br

Compartilhar:

Se você utiliza a internet com frequência certamente conhece o ‘internetês’. Muito utilizada pelos internautas, esta nova forma de se comunicar via web, carrega consigo uma gama de possibilidades que facilitam a escrita on line.

A ausência de regras gramaticais, as abreviações e a agilidade na escrita, são apenas alguns dos atrativos do ‘internetês’. A necessidade de interagir utilizando o teclado do computador fez com que, rapidamente, essa forma de comunicação se difundisse àqueles que tem acesso à internet. O grande problema que existe é o uso dessa linguagem em locais onde ela não é apropriada, como é o caso da escola.

“Falar axim é bem legau e facil pq agnt naum preciza fik se corrigindu!”, disse um adolescente de 15 anos que navega cerca de oito horas por dia na internet. Na entrevista feita via MSN o jovem admitiu que a utilização frequente do ‘internetês’ já atrapalhou, e muito, o seu desempenho escolar. “Muitas vezs me peguei iscrevendu axim na aula e ateh em provas. Eh bemm melhor usar essa forma pq pode tudo”, comenta.

A estudante Vanessa Guollo, 15 anos, declara-se uma viciada em internet e das 10 horas que passa na internet diariamente, 90% se restringe ao uso das salas de bate-papo, comunicadores instantâneos (MSN) e sites de relacionamento (orkut). “Minha mãe sempre pega no meu pé, porque acha que estou desperdiçando meu tempo ficando tantas horas na frente do computador. Eu acho que isso é só uma fase, mas sei que é um vício mesmo, pois não consigo ficar um dia sem navegar na net”, comentou Vanessa.

Muitos professores tem manifestado sua opinião sobre o assunto, devido à influência que tal linguagem tem apresentado sobre os adolescentes e jovens. Segundo a educadora Amélia Hamze, os professores precisam lembrar que a sedução da linguagem da internet é constante, proporcionando ao público uma enchente de informações, que mesmo sem tratamento pedagógico, transforma-se em formação. Pois a existência da internet está muito generalizada tanto na escola pública como na particular. “Devemos, como educadores, nos familiarizarmos com essas linguagens e com as tecnologias. O importante papel do educador é o de preparar o educando para usar criticamente as diversas formas de linguagens e também utilizá-las de maneira adequada”, destacou a professora.


VOCABULÁRIO INTERNETÊS:

AKI = Aqui
Eh = é
VC = Você
PQ = porque
tks = thanks (obrigado)
tpw = tipo
bjiM = BEIJINHO
BJAUM = BEIJÃO
BJS = Beijos
BLZ = Beleza
BRIGADIM = Obrigadinho
BUAAA, BUEEE, SNIFF = Choro
KD = Cadê?
D+ = Demais
Hahaha, hehehe ou hihihi = Risos
IXI, OXI, PUTZ = Exclamações
Kirida = Querida
N ou NAUM = Não
Pru6 = Para vocês
Qdo = Quando
Qto = Quanto
T+ = Até mais
TC = Teclar
FLW = falou!