Cotidiano | 13/05/2013 | 09:37
Velha brincadeira volta a ser febre
Especial de Djonatha Geremias, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Olhares curiosos em direção a um grupo de crianças brincando com ioiôs no Criciúma Shopping são algo com que elas já se acostumaram. As pessoas passam, olham e se perguntam “porque tem tanta criança ‘brincando’ de ioiô aqui?”. Acontece que elas não estão “brincando”, mas estão ali determinadas, praticando técnicas enquanto esperam o início do campeonato infantil de ioiô. O campeonato começa só às 17 horas dos sábados, mas, desde as 16, as crianças já estão treinando no hall de entrada. A cada minuto, chegam mais crianças trazidas pelos pais.
Praticando diversas manobras, elas contam os minutos para o início do campeonato. Há uma disputa de egos e às vezes os ânimos se exaltam, para saber quem faz o movimento mais rápido e difícil, quem faz o maior número de voltas com o ioiô sem parar e quem já acumulou o maior número de vitórias. O pequeno Antonio Augusto Fernandes Pires, de 12 anos, já venceu o campeonato semanal quatro vezes. Ele conta que treina todos os dias há quase um ano. Já o jovem Higor Pereira Vogt, de 15 anos, começou a treinar há apenas uma semana e já domina diversas técnicas complicadas. Ele soube do campeonato pelo vizinho Endryu Medeiros, de 12 anos, que já participava das disputas.
Quando o instrutor chega ao estacionamento, uma onda de aproximadamente 40 crianças entusiasmadíssimas avança correndo sobre ele, todos querendo vê-lo fazer as manobras mais complicadas e para pegar as últimas dicas. Quando o homem finalmente consegue chegar ao hall de entrada, basta contar até três, que todas as crianças já estão sentadinhas, lado a lado em silêncio, esperando ansiosas pelo início dos jogos, com os olhos brilhando e sorrisos de orelha a orelha, impressionando os adultos que passeiam pelo shopping. “Quando criança, eu brincava de ioiô, mas era só subir e descer a bolinha, e já me achava o máximo. O que essas crianças fazem é incrível”, comenta um dos espectadores que passava pelo shopping.
O instrutor e também juiz do campeonato é o paranaense campeão nacional de ioiô profissional Allan Carlos Vierne, que está realizando nos últimos meses os campeonatos infanto-juvenis amadores de ioiô nos bairros de Criciúma, nas escolas e no Criciúma Shopping. O evento é gratuito e tem duração de apenas uma hora. Para participar, basta trazer um ioiô, não precisa ser um praticante profissional. O estilo é o mata-mata. A cada rodada, é pedido a cada criança que faça uma manobra, que vai ficando mais difícil no decorrer das rodadas. Quem errar em duas chances está eliminado – ou, como dizem, “vai pegar um pirulex, cabeção”, indicando que o eliminado sai levando um pirulito de consolo. O nervosismo é grande enquanto se está sendo julgado e observado por tanta gente que faz uma pausa para assistir. Alguns tidos como favoritos, mal passam da primeira eliminatória, enquanto outros, que deixam para aprender na hora, chegam às finais.
A primeira rodada é o “ioiô dorminhoco”, que consiste em deixar o ioiô rodando paradinho lá perto do chão, por três segundos. Depois, vem o “cachorrinho passeando”, que é o dorminhoco rolando pelo chão e depois voltando para a mão do competidor. Em seguida, a rodada da “meia-volta”, em que o ioiô tem que sair de um ombro, dar uma volta aberta e retornar no outro ombro. Depois, vem a “catarata”, em que é preciso jogar o ioiô para frente e para baixo, sem sair do lugar, formando um ângulo de 90 graus. Por fim, o mais difícil é o “voltas e voltas”, em que cada participante precisa dar o maior número de voltas com o ioiô no ar, sem interrupção.
Na edição deste fim de semana, a final foi de deixar o público com o coração na mão. Dentre os dez finalistas, que chegaram ao “voltas e voltas”, o primeiro lugar parecia estar garantido para o jovem içarense Douglas Freitas, de 12 anos, que conseguiu 67 voltas com o ioiô, causando espanto geral. O segundo lugar conseguiu só dez voltas. De repente, o último finalista ultrapassou não só os dez do segundo colocado, mas como ultrapassou mais de 70 voltas, comemorando o primeiro lugar. Gustavo de Abreu, de 11 anos, venceu pela primeira vez o campeonato. Como presente, ele ganhou um ioiô de rolamento, que é mais profissional do que os ioiôs comuns. “Valeu a pena treinar todo dia, consegui me superar. Não tenho palavras para dizer como estou feliz”, conta o menino que afirma treinar todos os dias. Esses campeonatos são uma preparatória para “o grande campeonato”, que acontecerá no Criciúma Shopping, em junho, quando o prêmio será um videogame Xbox.